Competências e Atribuições
Presidência - (PRESI)
- Deisiane Erculano de Souza
- Cargo: Diretora-presidente
- (00) 0000-000
- gabinete@cosama.am.gov.br
DIRETORIA DE PRESIDÊNCIA – DP
- Planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades da Empresa, buscando os melhores métodos que assegurem eficácia, economia e celeridade nos procedimentos.
- Encaminhar ao Conselho de Administração o plano de negócios para o exercício anual seguinte.
- Encaminhar ao Conselho de Administração a estratégia de longo prazo atualizada com análise de riscos e oportunidades para, no mínimo, os próximos 5 (cinco) anos e os respectivos relatórios de execução.
- Prover os cargos e funções constantes do quadro de pessoal, seguindo normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração.
- Representar a Empresa judicial ou extrajudicialmente ou constituir procurador para este fim.
- Cumprir e fazer cumprir o Estatuto da Empresa.
- Expedir instruções para a boa execução das leis, regulamentos e outras normas pertinentes à Empresa.
- Convocar e presidir as reuniões da Diretoria.
- Admitir e promover empregados, observada a política de pessoal da Empresa, e demitir, preferencialmente, após a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar.
- Movimentar os recursos financeiros da Empresa, assinando os documentos pertinentes, junto com outro diretor.
- Firmar documentos que importem em caução, aval ou fiança, bem como aqueles que se referirem a hipoteca, financiamentos, alienações ou outra forma qualquer de onerar bens ou direitos da COSAMA, desde que devidamente autorizado pelo Conselho de Administração.
- Encaminhar aos conselhos de Administração, Fiscal e Auditoria Externo, o balanço patrimonial da Empresa, acompanhado do relatório da Diretoria.
- Apresentar, através do Conselho de Administração, o relatório anual de atividades à Assembleia Geral.
- Efetivar as decisões do Conselho de Administração.
- Designar, dentre os diretores, o substituto no caso de ausências, férias e outros impedimentos eventuais de membros da Diretoria Executiva.
- Autorizar a contratação de obras e serviços e a aquisição de bens, locação, situadas no respectivo nível de alçada decisória estabelecido para a Diretoria Executiva, podendo estabelecer normas e delegar poderes.
- Cumprir e fazer cumprir as normas de governança corporativa.
- Manter, sob sua supervisão direta, o gerenciamento de riscos e de controles internos.
- Autorizar e homologar os processos de licitação, podendo delegar tais atribuições.
- Zelar pela efetividade das contratações, inclusive quanto aos aspectos financeiros das obrigações pactuadas com seus clientes e fornecedores.
- Desempenhar outras atribuições correlatas à sua área de competência.
Auditoria Interna - (AUDIT)
- Eder de Almeida Azevedo
- Cargo: Chefe de Auditoria
- (92) 4009-1955
- auditoria@cosama.am.govr.br
AUDITORIA INTERNA - AUDIT
- Examinar a integridade e fidedignidade das informações financeiras e operacionais, e os meios utilizados para aferir, localizar, classificar e comunicar essas informações.
- Examinar os sistemas estabelecidos, para certificar a observância às políticas, planos, leis e regulamentos.
- Examinar os meios usados para a proteção dos ativos, se necessário comprovar sua existência real.
- Verificar se os recursos são empregados de maneira eficiente e econômica.
- Examinar operações e programas e verificar se os resultados são compatíveis com os planos e se estas operações e esses programas são executados de acordo com o que foi planejado.
- Comunicar o resultado do trabalho de auditoria e certificar que foram tomadas as providências necessárias a respeito de suas descobertas.
- Revisar e avaliar periodicamente os controles relacionados com as principais áreas de risco, atuando com independência na verificação de sua efetividade e adequação aos critérios de governança aplicáveis.
- Analisar a instrução processual levado ao conhecimento da auditoria.
- Executar outras atividades definidas pela autoridade superior.
- Manter em dia o processamento dos documentos recebidos e expedidos
através do programa SIGED.
- Samara Menezes Campos
- Cargo: Chefe de Gabinete
- (92) 4009-1952
- gabinete@cosama.am.gov.br
CHEFIA DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA - CPG
- Assistir o Presidente da COSAMA em sua representação política e social, nas relações públicas e no preparo e despacho de seu expediente pessoal e de sua pauta de audiências.
- Apoiar a realização de eventos dos quais a empresa participe com representações e autoridades nacionais e estrangeiras
- Planejar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento das atividades de comunicação social e publicidade institucional emanadas da Presidência da COSAMA.
- Acompanhar o andamento dos projetos de interesse da companhia em tramitação nos órgãos competentes e coordenar o atendimento às consultas e aos requerimentos formulados e Organizar o expediente a ser assinado pelo Diretor-Presidente e tomar as devidas providências sobre sua conveniente expedição.
- Recepcionar e encaminhar todas as pessoas que desejarem falar com o Diretor-Presidente.
- Exercer outras atribuições emanadas do Diretor-Presidente.
- Emitir termo de referência, requisição de material e/ou pedido de contratação de serviço, conforme o caso.
- Manter em dia o processamento dos documentos recebidos e expedidos através do programa SIGED.
Assessoria do Gabinete da Presidência - (ASSGAB)
- Kassia Lopes de Pontes
- Cargo: Assessora
- (92) 4009-1969
- casp@cosama.am.gov.br
ASSESSORIA DO GABINETE DA PRESIDÊNCIA (ASSGAB)
- Agendar as reuniões necessárias para tratativas e tomadas de decisão, em conjunto com as Assessorias e o(a) Diretor(a)-Presidente.
- Coordenar e acompanhar a tramitação de requerimentos e de outras solicitações do(a) Diretor(a)-Presidente aos Assessores e Gerentes.
- Classificar os processos de acordo com a natureza e a complexidade do caso para posterior análise.
- Auxiliar na análise de solicitações de audiências com o(a) Diretor(a)-Presidente.
- Participar de reuniões com órgãos externos para tratar de assuntos de interesse da Companhia, quando necessário.
- Despachar os processos encaminhados pelos setores, submetendo ao(à) Diretor(a)-Presidente os casos que exigirem conhecimento, dando andamento conforme o fluxograma estabelecido.
- Controlar os prazos de resposta dos processos administrativos e judiciais que demandem análise pelo(a) Diretor(a)-Presidente, dando prosseguimento quando necessário.
- Organizar e controlar a Agenda de Compromissos do(a) Diretor(a) Presidente em eventos externos.
- Planejar e organizar as viagens e deslocamento do9a) Diretor(a) Presidente.
- Assessorar o(a) Chefe de Gabinete na coordenação e monitoramento dos trabalhos referentes às atividades da Diretoria da Presidência.
- Representar ou acompanhar o(a) Diretor(a) Presidente nos fóruns, reuniões, Congressos ou eventos, quando necessário.
- Assessorar o(a) Diretor(a) Presidente no atendimento das demandas dos órgãos e demais Municípios.
- Elaborar e executar, em conjunto com o(a) Chefe de Gabinete, as estratégias da área.
- Desenvolver e manter atualizado calendário de eventos e compromissos
institucionais. - Coordenar e supervisionar o suporte logístico necessário para reuniões, eventos e viagens do(a) Diretor(a) Presidente.
- Supervisionar as atividades do Protocolo da Companhia, assegurando o recebimento, registro, controle, distribuição e expedição de documentos internos e externos, bem como o adequado arquivamento.
- Elaborar Portarias, conforme demanda.
- Proceder revisão e encaminhamento de ofícios.
- Revisar extratos de contratos e licitação e suas publicações na Imprensa Oficial do Estado.
- Validar despachos para assinatura do(a) Diretor(a) Presidente.
- Realizar a emissão, alteração ou cancelamento de passagens aéreas para os colaboradores da Companhia.
Procuradoria Jurídica - (PROC)
- Tammy Telles Lima da Silva
- Cargo: Procurador
- (92) 4009-1974
- procuradoria@cosama.am.gov.br
PROCURADORIA JURÍDICA - PROC
- Coordenar, supervisionar e orientar tecnicamente a atuação jurídica da
Companhia, por meio da Gerência de Assuntos Jurídicos, Consultivos e
Contenciosos-GAJ, assegurando uniformidade, segurança e alinhamento
institucional nas ações legais. - Validar todos os atos jurídicos relevantes executados pela GAJ, zelando pela conformidade legal, regulatória e institucional das manifestações e peças jurídicas emitidas.
- Formular e revisar propostas de normas internas de natureza jurídica, bem como analisar a legalidade de atos normativos propostos pelas demais áreas da Companhia.
- Prestar assessoramento jurídico na elaboração e celebração dos Contratos de Programa da Companhia, garantindo sua conformidade com os marcos legais, regulatórios e institucionais vigentes.
- Representar institucionalmente a Companhia junto aos órgãos de controle interno e externo, emitindo manifestações e coordenando respostas técnicas de natureza jurídica, conforme demanda da alta administração.
- Atuar diretamente junto aos Tribunais Superiores e instâncias estratégicas do Judiciário na defesa dos interesses da Companhia, articulando, quando
necessário, com a GAJ e eventuais escritórios contratados. - Emitir pareceres jurídicos sobre demandas administrativas complexas ou de alto impacto institucional, nos prazos e fluxos estabelecidos pela Direção Superior da Companhia.
- Assessorar o Gabinete da Presidência na elaboração de minutas e peças jurídicas estratégicas, inclusive ofícios e manifestações institucionais.
- Deliberar sobre a conveniência de contratação de serviços jurídicos externos, opinando tecnicamente sobre a seleção e acompanhamento desses serviços.
- Exercer a advocacia preventiva institucional, estabelecendo diretrizes para a mitigação de riscos jurídicos em todas as áreas da Companhia.
- Executar outras atividades correlatas ou que lhe forem atribuídas pela
Presidência da Companhia.
Gerência de Assuntos Jurídicos, Consultivos e Conteciosos - (GAJ)
- Karina Lima Moreno
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1974
- procuradoria@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS, CONSULTIVOS E CONTENCIOSOS (GAJ)
- Executar, supervisionar e controlar as atividades jurídicas da Companhia, sob orientação e coordenação da Procuradoria Jurídica-PROC, assegurando o suporte legal necessário ao cumprimento das funções institucionais.
- Implementar diretrizes jurídicas, políticas e orientações definidas pela PROC, zelando pela padronização dos entendimentos jurídicos no âmbito da Companhia.
- Prestar consultoria e assessoramento jurídico às áreas internas da Companhia, elaborando pareceres, manifestações e orientações formais sobre questões legais e regulatórias, dentro dos prazos estabelecidos e em conformidade com as diretrizes da Procuradoria Jurídica.
- Apoiar a Diretoria Executiva da Companhia na adoção de procedimentos juridicamente adequados às suas deliberações e atos administrativos.
- Promover a advocacia preventiva, analisando riscos e propondo soluções jurídicas que previnam litígios e conflitos administrativos.
- Atuar nos processos judiciais e extrajudiciais em todas as áreas do direito, representando a Companhia em juízo ou fora dele, inclusive por meio de substabelecimentos e atualizações de procuração, quando necessário.
- Executar a assistência jurídica em todos os procedimentos de interesse da Companhia, inclusive nos processos administrativos e disciplinares.
- Emitir parecer de legalidade e validar as minutas de contratos, convênios, editais, acordos e demais instrumentos jurídicos elaborados pelas áreas responsáveis, assegurando conformidade normativa e segurança jurídica para a Companhia.
- Acompanhar e participar das negociações coletivas de trabalho, atuando como suporte jurídico institucional nas tratativas com sindicatos ou representantes dos trabalhadores.
- Atualizar permanentemente os registros, cadastros, bases legais e instrumentos processuais sob sua responsabilidade, garantindo a rastreabilidade e a segurança da informação jurídica.
- Colaborar na elaboração de relatórios, indicadores e informações solicitadas pela PROC, órgãos de controle ou instâncias superiores da administração da Companhia.
- Executar outras atividades jurídicas correlatas ou que lhe forem atribuídas pela Procuradoria Jurídica ou pela Presidência da Companhia.
Assessoria de Governança, Risco e Compliance - (ASGRC)
- Ilsenir Ferreira da Costa
- Cargo: Assessora
- (92) 4009-1955
- compliance@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE - ASGRC
- Promover e supervisionar os padrões de ética, integridade e probidade administrativa no âmbito da Companhia.
- Disseminar a cultura de governança, integridade e boas práticas entre todas as unidades da organização.
- Desenvolver e revisar políticas, códigos, manuais e diretrizes voltados à governança corporativa.
- Fomentar a integração entre as áreas administrativas e operacionais com base nos princípios de governança.
- Coordenar os processos de identificação, análise, classificação e monitoramento de riscos corporativos.
- Apoiar as unidades na elaboração, atualização e manutenção de suas Matrizes de Risco.
- Consolidar e revisar a Matriz de Riscos Institucional, promovendo alinhamento com os objetivos estratégicos.
- Estabelecer metodologias e propor medidas preventivas e corretivas frente aos riscos identificados.
- Promover ações de capacitação em gestão de riscos nos diversos níveis
organizacionais. - Desenvolver, revisar e implementar políticas de compliance e integridade
organizacional. - Apoiar e monitorar a atuação da Comissão de Ética, promovendo o cumprimento do Código de Ética e Conduta.
- Apoiar a Ouvidoria na gestão do canal de denúncias e no encaminhamento de apurações, quando aplicável.
- Elaborar relatórios técnicos e gerenciais sobre conformidade e integridade, com recomendações de melhoria.
- Promover ações de sensibilização e treinamento voltadas à prevenção de
fraudes e combate à corrupção. - Apoiar metodologicamente as unidades na elaboração e padronização de fluxogramas e procedimentos, promovendo clareza, uniformidade e alinhamento às diretrizes de governança.
- Apoiar a construção e revisão de normativos internos, em articulação com a Unidade de Controle Interno.
- Propor políticas e revisões periódicas de governança, riscos e compliance, para deliberação da Diretoria e aprovação pelo Conselho de Administração.
Assessoria de Comunicação e Marketing - (ASCOM)
- Joycicleide Nunes Belleza
- Cargo: Assessora
- (92) 4009-1956
- ascom@cosama.am.gov.br
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (ASCOM)
- Elaborar e executar as diretrizes de comunicação social e institucional da
Companhia. - Propor ao(à) Diretor(a)-Presidente planos de comunicação, que assegurem a eficiência na transmissão das informações e promovam a integração entre as áreas.
- Definir estratégias de comunicação e marketing, em articulação com a Superintendência Comercial, com foco no fortalecimento da imagem institucional e no aumento da arrecadação;
- Avaliar continuamente as estratégias de comunicação e marketing, promovendo inovação e adaptação às tendências do setor.
- Realizar pesquisas de mercado e de opinião para conhecer o público-alvo e
mapear a percepção da marca Cosama. - Produzir, revisar e divulgar conteúdos jornalísticos de interesse institucional nos veículos de comunicação, site oficial e portal do Governo.
- Elaborar conteúdos jornalísticos institucionais e manter atualizados os canais oficiais da Companhia (site, intranet e redes sociais), observando os limites temáticos estabelecidos, bem como apoiar a revisão e adequação textual de documentos produzidos por áreas técnicas, jurídicas ou comerciais, quando solicitado.
- Organizar coletivas de imprensa, redigir notas oficiais e manter relacionamento com os veículos de comunicação.
- Monitorar e responder às demandas da imprensa, acompanhando matérias e elaborando clippings.
- Incentivar a produção de artigos técnicos e sugestões de pauta para publicações especializadas.
- Desenvolver estratégias integradas de comunicação externa, presença digital e marketing institucional, incluindo ações de engajamento online e produção de conteúdo relevante para os diversos públicos da Companhia.
- Executar ações de marketing digital, incluindo campanhas online, otimização para mecanismos de busca (SEO) e marketing de conteúdo, com apresentação de relatórios de desempenho.
- Monitorar campanhas e ações de divulgação, analisando resultados e realizando ajustes estratégicos.
- Apoiar ações de endomarketing, valorização institucional e fortalecimento da cultura organizacional, em parceria com a área de Recursos Humanos; – Estabelecer fluxos e canais de comunicação com os públicos interno e externo da Companhia.
- Apoiar a realização de eventos internos e externos de interesse da Companhia, contribuindo com a comunicação e a ambientação visual.
- Apoiar, planejar, divulgar e coordenar eventos institucionais, fóruns, simpósios, seminários e congressos ligados à política de saneamento no que tange as funções da ASCOM.
- Apoiar, organizar inaugurações, solenidades e demais atividades sociais institucionais, em articulação com os setores envolvidos.
- Estabelecer diretrizes e dar suporte à participação de representantes da Companhia em palestras, visitas técnicas e ações institucionais.
- Confeccionar e acompanhar a produção de materiais gráficos e publicitários, como banners, folders, cartazes, panfletos, flyers e cartões, zelando pela qualidade e padronização.
- Desenvolver artes para embalagens de produtos, respeitando a identidade visual da Companhia e do Governo do Estado do Amazonas.
- Auxiliar na criação e padronização da identidade visual predial e patrimonial da Companhia.
- Utilizar técnicas específicas para coordenar, produzir e divulgar peças publicitárias institucionais.
- Desenvolver materiais informativos e campanhas visuais para os diversos públicos da Companhia, sendo o conteúdo técnico de responsabilidade das áreas demandantes.
- Realizar serviços fotográficos e de filmagem para o registro de eventos,
campanhas e construção do acervo institucional. - Organizar, divulgar e manter atualizados os registros fotográficos e
videográficos da Companhia. - Preservar e valorizar a memória institucional da Companhia por meio da
comunicação. - Prestar assessoria às demais áreas da Companhia em temas relacionados à
comunicação institucional. - Apoiar tecnicamente projetos intersetoriais que envolvam estratégias de
imagem, posicionamento e divulgação institucional. - Participar de projetos relacionados ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos de revisão tarifária.
- Supervisionar as atividades da Assessoria, garantindo a padronização, a coerência e a qualidade da comunicação institucional.
- Promover ações alinhadas aos princípios e à imagem institucional do Governo do Estado do Amazonas.
Assessoria de Planejamento - (ASPLAN)
- Ariane Teixeira Costa
- Cargo: Assessora
- (00) 0000-0000
- aspl@cosama.am.gov.br
ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO - ASPLAN
- Supervisionar as atividades do orçamento programa da Companhia, garantindo sua integração com os projetos estratégicos e a viabilidade financeira, alinhandose às diretrizes estabelecidas pela Diretoria Executiva.
- Supervisionar e orientar levantamentos de dados técnicos e estatísticos, incluindo elementos demográficos, hídricos, sociais, econômico financeiros e conjunturais, utilizando tecnologias como geoprocessamento e modelagem preditiva para subsidiar decisões estratégicas e captação de recursos.
- Supervisionar, coordenar e orientar a elaboração de relatórios, planilhas,
demonstrativos e outros documentos gerenciais, incorporando indicadores de desempenho para aprimoramento das melhores práticas no setor de saneamento. - Coordenar a execução anual do relatório gerencial das atividades realizadas pela Companhia, analisando impactos dos projetos executados e propondo recomendações para otimização dos resultados.
- Prover assessoria à Diretoria Executiva em planejamento, projetos, processos, inovações e modernização da gestão, inclusive quando da deliberação de investimentos.
- Participar de reuniões e ações de integração junto a outras Secretarias de Estado, órgãos federais e municipais, bem como instituições internacionais de financiamento e desenvolvimento, para gestão de projetos estratégicos e captação de recursos.
- Participar de comitês, comissões ou grupos de trabalho referentes aos temas de suas atribuições.
- Participar na busca de captação de recursos públicos e privados, incluindo parcerias público-privadas (PPPs), emendas parlamentares e programas de sustentabilidade, ampliando as possibilidades de financiamento institucional.
- Apoiar e supervisionar metas e diretrizes estratégicas para o desenvolvimento institucional, alinhadas aos planos de saneamento básico e diretrizes nacionais do setor.
- Apoiar e supervisionar estudos de projeção de demanda de serviços de saneamento, subsidiando investimentos em infraestrutura e expansão da cobertura dos serviços.
- Apoiar e supervisionar planos de contingência e resiliência hídrica, garantindo maior segurança operacional frente a crises climáticas e eventos extremos.
- Apoiar e supervisionar estratégias de engajamento e comunicação com a sociedade, promovendo maior participação popular e transparência na definição de metas e prioridades da Companhia.
Ouvidoria - (OUV)
- Regina Coeli Egas Weil
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1969
- ouvidoria@cosama.am.gov.br
OUVIDORIA - OUV
- Receber as manifestações com presteza e imparcialidade, encaminhando, caso necessário, aos setores responsáveis para os esclarecimentos.
- Intermediar os interesses e necessidades dos usuários dos serviços públicos junto aos gestores das instituições.
- Identificar, por meio das manifestações recebidas, oportunidades de melhoria na prestação dos serviços públicos e sugerir ações de melhorias por meio de relatórios ou outro documento.
- Analisar os indicadores de avaliação da satisfação do cidadão quanto aos serviços prestados.
- Divulgar, de forma ampla e transparente, as ações desenvolvidas, inclusive internamente, para servidores do órgão/entidade, para uma melhor compreensão quanto o papel da ouvidoria na instituição.
- Integrar grupos de trabalhos para a realização de projetos especiais sob a coordenação da Subcontratadora Geral de Transparência e Ouvidoria (SGTO).
- Monitorar o prazo de resposta das manifestações, encaminhando comunicações aos gestores, em busca de atender ao prazo estabelecido na Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei n. 12.527/2011) e no Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos - CDU (Lei n. 13.460/2017).
- Cadastrar e recepcionar as demandas da ouvidoria
Unidade de Controle Interno - (UCI)
- Kaio Gabriel Bezerra dos Anjos
- Cargo: Gerente
- (00) 0000-0000
- uci@cosama.am.gov.br
UNIDADE DE CONTROLE INTERNO - UCI
- Avaliar a conformidade dos processos administrativos, financeiros e operacionais com a legislação, normativos internos e melhores práticas de gestão.
- Monitorar e avaliar a conformidade dos processos de contratação, licitações, aquisições e obras públicas.
- Supervisionar a correta execução dos contratos, convênios e processos licitatórios, garantindo a observância às normas e práticas de controle interno.
- Monitorar o cumprimento das recomendações emitidas pelos órgãos de controle externo, assegurando a adoção das medidas corretivas.
- Acompanhar a implementação dos planos de providência decorrentes das revisões e fiscalizações externas, assegurando a rastreabilidade e a eficácia das ações corretivas.
- Avaliar periodicamente os processos internos, propondo melhorias e garantindo a conformidade com as diretrizes de governança e as normativas internas.
- Fomentar a melhoria contínua dos processos organizacionais.
- Estabelecer, revisar e aprimorar os controles internos da Companhia,
promovendo a padronização de procedimentos. - Realizar revisões internas para verificar a eficiência, efetividade e economicidade das atividades da Companhia.
- Analisar e ajustar os fluxos propostos pelas áreas, padronizando o formato e avaliando controles, riscos e conformidade, com apoio da ASGRC nos aspectos de governança e integridade, garantindo uniformidade, clareza e eficiência na execução das atividades organizacionais.
- Colaborar na elaboração da Matriz de Riscos, garantindo que os controles internos sejam adequados e eficazes.
- Monitorar a execução das medidas preventivas e corretivas adotadas para reduzir riscos e ineficiências.
- Apoiar tecnicamente a Assessoria de Governança, Riscos e Compliance na
identificação e tratamento de vulnerabilidades operacionais e administrativas. - Atuar de forma integrada com a Assessoria de Governança, Riscos e Compliance, garantindo conformidade legal, eficiência administrativa e aprimoramento da governança corporativa.
- Apoiar a Diretoria na elaboração de relatórios e informações para órgãos de controle externo, como Tribunal de Contas e Controladoria Geral do Estado.
- Promover a disseminação das boas práticas de transparência pública e acesso à informação, em alinhamento com a legislação vigente.
- Promover a capacitação dos colaboradores sobre normas, procedimentos e melhores práticas de controle interno.
- Desenvolver programas de treinamentos para reforçar a conformidade e a eficiência administrativa.
- Incentivar a cultura de controle e integridade dentro da organização.
Assessoria de Políticas Regulatórias do Saneamento - (ASPRS)
- Rubia Teixeira Prata
- Cargo: Assessora
- (00) 0000-0000
- rubia.prata@cosama.am.gov.br
ASSESSORIA DE POLÍTICAS REGULATÓRIAS DO SANEAMENTO - ASPRS
- Receber as deliberações de todos os órgãos reguladores (nacionais, estaduais e municipais) e articular as ações necessárias junto às áreas responsáveis para seu cumprimento.
- Desenvolver, revisar e encaminhar relatórios exigidos pelos órgãos reguladores, garantindo a precisão, qualidade e pontualidade das informações prestadas.
- Participar de reuniões com os órgãos reguladores, quando necessário ou
notificado. - Auxiliar as demais áreas da Companhia em relação ao ajuste tarifário, considerando os custos operacionais, os investimentos necessários e as metas de universalização.
- Apoiar a gestão dos contratos de concessão e de programa da Companhia, garantindo o cumprimento das obrigações contratuais e a defesa dos interesses da organização.
- Auxiliar no encaminhamento de relatórios exigidos pelo poder concedente, com apoio das áreas competentes, garantindo a transparência e a prestação de contas.
- Auxiliar nas ações para a viabilização de novas concessões, levando em= consideração os estudos técnicos, jurídicos e financeiros necessários para a elaboração de propostas competitiva.
- Auxiliar nas relações com o poder concedente, mantendo um diálogo aberto e transparente, buscando soluções para os desafios e oportunidades do setor.
- Auxiliar na negociação de problemas relativos aos contratos de concessão e contratos de programa, inclusive junto aos órgãos reguladores e órgãos de controle, defendendo os interesses da Companhia e buscando soluções justas e equilibradas.
- Auxiliar nas análises de exequibilidade dos Planos de Saneamento junto às demais unidades, garantindo a viabilidade técnica, econômica e financeira dos projetos.
- Reunir informações e estudos para subsidiar a elaboração de planos de saneamento pelos titulares, contribuindo para a definição de metas e estratégias realistas e eficazes.
- Apoiar a atividade das Microrregiões, promovendo a integração e coordenação das ações em nível regiona.
- Estimular a adequação da Companhia às obrigações do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, promovendo a disseminação do conhecimento e a capacitação interna.
- Liderar os assuntos relativos ao contexto institucional, legal e regulatório do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.
- Criar e manter um repositório centralizado de legislações, normativas e
pareceres jurídicos relevantes. - Realizar análises sobre mudanças regulatórias e tendências setoriais para
antecipar impactos e oportunidades para a Companhia. - Prestar suporte às áreas operacionais para assegurar conformidade técnica e regulatória.
- Assessorar tecnicamente nos processos de licitação para novas concessões.
Superintendência de Tecnologia e Inteligência de Dados - (STID)
- Rafael Duque Maciel
- Cargo: Superintendente
- (92) 4009-1959
- inteligencia@cosama.am.gov.br
SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA DE DADOS - STID
Inteligência de Dados (Estratégico)
- Definir e implementar a estratégia de dados corporativos.
- Desenvolver dashboards, relatórios e análises para apoio à tomada de decisão.
- Modelar indicadores de desempenho (KPIs) e monitorar metas institucionais.
- Promover a governança de dados (qualidade, integridade, padronização e
segurança). - Conduzir projetos de analytics, inteligência artificial e automação de processos.
- Apoiar a Presidência na definição de políticas estratégicas baseadas em
evidências. - Prestar suporte técnico ao Encarregado de Dados (DPO) em temas relacionados à infraestrutura e integridade da informação.
- Integrar os resultados de análises de dados e indicadores com os processos operacionais da Companhia, assegurando que as decisões estratégicas estejam alinhadas às necessidades reais das áreas técnicas e administrativas.
- Elaborar relatórios gerenciais e estratégicos periódicos para a Presidência, com análises consolidadas que apoiem o planejamento e a gestão baseada em evidências.
Tecnologia da Informação (Operacional)
- Garantir a disponibilidade, estabilidade e segurança da infraestrutura tecnológica.
- Administrar redes, servidores, datacenter e soluções em nuvem.
- Gerenciar os sistemas corporativos (ERP, atendimento, integrações, etc.).
- Implantar e manter políticas de segurança cibernética.
- Coordenar o Núcleo de Suporte ao Usuário (helpdesk, chamados, suporte
remoto e presencial). - Gerenciar contratos e fornecedores de TI, assegurando o cumprimento de requisitos técnicos.
- Planejar e executar a evolução tecnológica da Companhia.
- Promover capacitação e treinamentos sobre o uso eficiente e seguro da tecnologia.
- Monitorar, em conjunto com a Gerência de Tecnologia da Informação, o cumprimento de normas, políticas e regulamentos de segurança da informação, promovendo ações preventivas e corretivas sempre que necessário.
- Apoiar a implementação de controles de segurança e conformidade digital e de proteção de dados, em alinhamento com a legislação vigente e com as diretrizes estratégicas da Companhia.
Gerência da Tecnologia da Informação - (GTI)
- Carlos Alberto Feitoza França
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1959
- gti@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - GTI
- Planejar, coordenar e orientar o uso dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), prestando suporte aos setores em todas as ações inerentes à sua área de atuação, em alinhamento com as diretrizes estratégicas da STID e da Presidência.
- Gerenciar os serviços de infraestrutura de TI e de telecomunicações da Companhia, assegurando qualidade, disponibilidade e eficiência operacional.
- Planejar e gerenciar a capacidade dos recursos de infraestrutura tecnológica, garantindo o funcionamento contínuo e eficiente dos serviços e soluções de TI.
- Promover, orientar e monitorar a implementação da Política Corporativa de Segurança da Informação, garantindo conformidade com normas internas e legislação vigente.
- Prover ambientes computacionais adequados para desenvolvimento, teste, homologação, treinamento e operação dos serviços e soluções de TI.
- Assegurar o correto funcionamento dos sistemas, garantindo aderência às
regras de negócio, requisitos especificados e padrões de qualidade. - Gerenciar serviços de desenvolvimento de sistemas, acompanhando a qualidade, eficiência e aderência às necessidades institucionais.
- Estabelecer e organizar indicadores de uso dos sistemas de TI, bem como indicadores de satisfação e sugestões de melhoria, gerando relatórios para subsidiar a gestão e tomada de decisão.
- Difundir o conhecimento de linguagens de programação, técnicas de computação e boas práticas de TI entre servidores, facilitando o domínio e uso eficiente dos equipamentos.
- Identificar demandas por novos serviços e equipamentos de TI, implementar soluções eficientes e apoiar nas etapas de aquisição e contratação conforme necessário.
- Estabelecer políticas de uso dos serviços de TI, incluindo regras, restrições, penalidades e recomendações, assegurando operação segura e eficiente.
- Acompanhar a elaboração e garantir o cumprimento das políticas de informática e segurança da informação da Companhia.
- Acompanhar a elaboração de contratos relacionados à TI, definindo critérios técnicos e assegurando seu correto cumprimento.
- Elaborar documentos que formalizem as práticas administrativas do setor e registrar/controlar as atividades de gestão, emitindo relatórios e pareceres sobre as ações realizadas.
- Planejar e promover treinamentos e capacitação sobre os serviços e soluções de TI, garantindo que a Companhia utilize os recursos de forma eficiente e segura, com apoio da STID e Presidência quando necessário.
- Promover alinhamento estratégico das ações de TI, mantendo integração entre as áreas do setor e alinhamento das atividades com as diretrizes estratégicas da STID e Presidência.
- Cumprir metas e indicadores estabelecidos, executando ações e demais atividades inerentes à área de competência da GTI.
Diretoria Administrativa e Financeira - (DAF)
- Ceceliene Pedrosa
- Cargo: Diretora
- (92) 4009-1955
- daf@cosama.am.gov.br
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA – DAF
- Executar as deliberações da Diretoria na direção e gestão administrativa e financeira da Companhia.
- Estudar, permanentemente, as rotinas de trabalho da administração; promover a sua racionalização e simplificação; e doutrinar o pessoal para a sua correta e exata aplicação.
- Implantar e fazer cumprir sistema interno de comunicação, que assegure, ordenadamente, o recebimento, registro, circulação e arquivamento da correspondência, papeis e documentos, permitindo o acesso pronto às informações necessárias aos trabalhos da Companhia.
- Administrar o sistema de pessoal da Companhia, visando a implantação do sistema de mérito em sua seleção, admissão, acesso e permanência.
- Estabelecer para o pessoal normas de disciplina e de exação no trabalho e de aferição objetiva de desempenho, visando a eficiência do serviço público que a Companhia presta.
- Promover, com a colaboração dos demais Diretores, o treinamento e o aperfeiçoamento do pessoal da Companhia, em todos os níveis.
- Zelar pelo cumprimento da legislação do trabalho e pelo bem-estar do pessoal da
Companhia. - Supervisionar a administração do sistema de material da Companhia, implantando e supervisionando as normas para o seu recebimento, conferência, atestação, controle e guarda.
Superintendência Comercial - (SUPCOM)
- Marilandia de Souza Marinho
- Cargo: Superintendente
- (92) 4009-1971
- supcom@cosama.am.gov.br
SUPERINTENDÊNCIA COMERCIAL - SUPCOM
- Cumprir e fazer cumprir a política comercial e de atendimento ao cliente, na forma estabelecida pela Companhia.
- Planejar, coordenar, executar e controlar as atividades voltadas para cadastro de usuários, medição de consumo, aferição de hidrômetros, faturamento, arrecadação, corte e religação, cobrança, fiscalização, negociação de débitos e atendimento aos clientes.
- Gerenciar o Sistema Informatizado de Gestão Comercial, supervisionando, orientando e coordenando as atividades de inserção de dados e de análise dos relatórios emitidos para tomada de decisão.
- Analisar os indicadores de desempenho das Agências, referentes às atividades de comercialização, cobranças e atendimento ao cliente.
- Atuar junto aos stakeholders buscando definir e padronizar políticas e procedimentos comerciais, bem como monitorar o surgimento de ameaças e oportunidades do mercado.
- Coordenar, programar e executar eventos, treinamentos, reuniões estruturadas de trabalho e outros em conjunto com as Gerências da área comercial.
- Planejar e viabilizar treinamentos para formação e/ou aperfeiçoamento dos empregados em todas as Agências que executem atividades da área comercial.
- Fornecer e validar dados comerciais para o SNIS.
- Fornecer informações sobre dados comerciais, sob demanda.
- Monitorar as tendências de inovações do mercado de saneamento da área comercial e verificar viabilidade de implantação.
- Acompanhar e avaliar os estudos tarifários da Companhia, buscando a garantia do equilíbrio econômico-financeiro da prestação dos serviços.
- Elaborar e manter atualizada, em conjunto com as Diretorias da Companhia, a Carta de Serviços aos Usuários.
- Desenvolver políticas de comercialização específicas para segmentos de mercados especiais.
- Desenvolver e implantar Projetos de Combate à Evasão de Receita, Micromedição e Combate à Irregularidade.
- Implementar e controlar o sistema de informações gerenciais, que permita consultas, emissão de relatórios e visualização gráfica dos distritos da Empresa, referentes ao Sistema Comercial.
- Planejar, juntamente com a Gerência de Comercialização, campanhas de atualização cadastral e recadastramento, fiscalização e combate às irregularidades, cobranças e negociação de débitos, dentre outras que visem ao aumento da arrecadação da Empresa.
- Definir, em conjunto com a Diretoria de Operações e a Gerência de Comercialização, campanhas e ações de hidrométrico, que visem a redução de desperdícios e o aumento de arrecadação.
Gerência de Recursos Humanos - (GERHA)
- Francisco Climerio Rodrigues da Costa Junior
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1969
- gerha@cosama.am.govr.br
GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - GERHA
- Coordenar e supervisionar as atividades dos núcleos subordinados, assegurando a aplicação das políticas de gestão de pessoas da Companhia.
- Garantir o cumprimento da legislação trabalhista, previdenciária e das normas internas relacionadas à área de recursos humanos.
- Propor e implementar projetos estratégicos voltados à valorização, desenvolvimento e bem-estar dos empregados.
- Assessorar a Diretoria em assuntos relacionados à gestão de pessoas, estrutura organizacional e ações institucionais.
- Acompanhar a aplicação do Acordo Coletivo de Trabalho vigente e participar das negociações sindicais na data-base.
- Elaborar relatórios gerenciais consolidados da área de recursos humanos, com dados fornecidos pelos núcleos subordinados.
- Representar a Companhia em temas relativos à administração de pessoal, desenvolvimento institucional e relações de trabalho junto a órgãos internos e externos.
- Rafaela Trindade de Melo
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1975
- gecof@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA FINANCEIRA - GEFIN
- Planejar, programar e orientar o desenvolvimento e a execução das atividades pertinentes, objetivando a consecução dos objetivos da unidade de trabalho.
- Supervisionar, orientar e acompanhar as atividades de controle de arrecadação e recursos financeiros.
- Supervisionar, orientar e acompanhar as atividades de análise de documentos.
- Supervisionar, orientar e acompanhar as atividades de financiamento e desembolso.
- Supervisionar, orientar e acompanhar as atividades da Tesouraria.
- Programar os pagamentos diários, observando a disponibilidade financeira, prazo de pagamento, e orientação superior.
- Informar, diariamente, a disponibilidade financeira para as chefias superiores.
- Informar, mensalmente, através de relatórios, os pagamentos realizados no mês, por ordem alfabética e fonte de recursos, às chefias superiores e às unidades autorizadas.
- Informar, mensalmente, através de relatórios, ou a qualquer momento, quando solicitado, as contas a pagar por ordem alfabética, às chefias superiores e as unidades autorizadas.
- Supervisionar e orientar o controle do adiantamento e prestação de contas.
- Coordenar, controlar e orientar a organização e manutenção do arquivo de documentos das atividades próprias de sua área de competência.
- Supervisionar, orientar e executar outras atividades correlatas ou afins, em atendimento a solicitação superior.
- Assistir e prestar informações técnicas a auditores autorizados.
- Coordenar e controlar a elaboração e atualização do cronograma de pagamentos de despesas operacionais e cronograma de investimentos com recursos próprios, bem como efetuar as atividades relacionadas aos pagamentos e recebimentos de valores por parte da Companhia.
- Desempenhar outras atribuições, eventuais ou não, que contribuam para a eficiência de suas atividades.
Gerência Comercial - (GECOM)
- Walfran Silva Miranda Braga
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1971
- comercial@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA COMERCIAL - GECOM
- Gerenciar as atividades de cadastro de usuários, medição de consumo, aferição de hidrômetros, faturamento, arrecadação, corte e religação, cobrança, fiscalização, negociação de débitos.
- Atuar na gestão, inovação e manutenção do Sistema Comercial.
- Coordenar, programar e executar, em conjunto com a Superintendência Comercial, a Gerência de Atendimento ao Cliente e as Agências eventos, treinamentos e reuniões estruturadas de trabalho, que visem capacitar os colaboradores das unidades executoras nos processos de faturamento, arrecadação e cobrança.
- Definir, implantar e avaliar políticas e procedimentos comerciais em conjunto com a Superintendência Comercial, a Gerência de Atendimento ao Cliente e as Agências.
- Monitorar e gerenciar a atualização e a divulgação dos documentos normativos e de processos adotados no macroprocesso de comercialização.
- Gerir, desenvolver, promover e controlar as atividades de incremento de faturamento e arrecadação da Empresa, através de ações integradas junto à Superintendência Comercial, à Gerência de Atendimento e às Agências.
- Participar dos estudos para reajuste e revisão tarifária.
- Implantar sistemas, procedimentos e metodologias para o georreferenciamento das economias cadastradas.
- Controlar e acompanhar a receita da Cosama arrecadada diariamente.
- Gerir a emissão de Certidão Negativa de Débitos.
- Levantamento e fornecimento de informações para elaboração de planos municipais de Saneamento e respostas ao SNIS.
- Fazer gestão e controle dos indicadores de faturamento, arrecadação, eficiência de cobrança entre outros, relativos ao macroprocesso de comercialização.
- Manter o sistema de informações gerenciais, que permita consultas, emissão de relatórios e visualização gráfica dos distritos da Empresa, referentes ao Sistema Comercial.
- Promover campanhas de atualização cadastral e recadastramento, fiscalização e combate às irregularidades, cobranças e negociação de débitos, dentre outras que visem ao aumento da arrecadação da Empresa.
- Adotar providências visando a implantação de hidrômetros nas ligações de água com pressão adequada.
- Coordenar e auxiliar os serviços de instalação e conserto de hidrômetros, de acordo com programação previamente estabelecida.
- Participar da elaboração da Carta de Serviços aos Usuários.
- Controlar os processos de pagamento de faturas dos contratos de serviços bancários.
- Atuar e acompanhar as inclusões de ligações de água e/ou esgoto factíveis e potenciais.
- Gerir e acompanhar os subprocessos de cadastro, leitura, geração de consumo, cálculo, emissão e entrega das faturas de água e/ou esgoto e serviços e combate às irregularidades.
- Coordenar a execução das atividades de cadastramento e de manutenção permanente do cadastro de clientes dos serviços de água e/ou esgoto, compreendendo os serviços de levantamento de dados; controle e transferência de nomes, endereços e outras alterações; elaboração e atualização de plantas, “overlays”, e outros elementos de cadastro das áreas beneficiadas pelo sistema.
- Estudar e implantar melhorias nos processos e metodologias de faturamento, arrecadação e cobrança.
- Monitorar refaturamentos, cancelamentos, lançamentos de créditos e análises de consumo.
- Promover a inclusão, a manutenção e a atualização do cadastro de logradouros e bairros.
- Gerenciar e controlar os processos administrativos referentes aos Grandes Clientes, como: elaborar documentos, deliberar sobre casos específicos e especiais, revisar, criticar e corrigir contas com anormalidade de leitura/consumo, prospectar, gerir e promover visitas técnicas comerciais aos Grandes Clientes, efetivos e potenciais, promover a análise e acompanhamento dos consumos e dos pendentes dos Grandes Clientes, inclusive, solicitando, quando necessário, o ajuizamento dos mesmos, atender e negociar a demanda contratada com Grandes Clientes.
- Gerir e acompanhar os débitos de órgãos públicos, promovendo ações para recebimento de pendentes.
- Validar os dados relativos às solicitações de ressarcimento de valores pagos e informados pelos bancos.
- Gerir o processo de negociação de débitos e de recuperação de créditos.
- Supervisionar a cobrança pelos bancos autorizados, de contas dos clientes do sistema de distribuição de água, conferindo, mediante conciliação, os avisos bancários de quitação de débitos e das contas devolvidas por falta de pagamento com os valores consignados nos extratos bancários, para efeito de controle da arrecadação da receita faturada, das multas e outras taxas de serviços.
- Desempenhar outras atribuições, eventuais ou não, que contribuam para a eficiência de suas atividades.
Gerência de Atendimento ao Cliente - (GEATE)
- Soraya de Araujo Martins
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1973
- sac@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE - GEATE
- Planejar, desenvolver e otimizar as atividades de atendimento aos clientes, tanto presencial, quanto via chamadas telefônicas ou outros meios de comunicação.
- Implantar e gerenciar os serviços da Central de Relacionamento com o Cliente (Call Center), acompanhando a execução dos trabalhos pelo Núcleo de Atendimento ao Cliente.
- Desenvolver metodologias/sistemas informatizados de atendimento ao cliente, em conjunto com a Gerência de Tecnologia da Informação.
- Coordenar os serviços de Atendimento presencial e registrar as solicitações dos clientes.
- Definir em conjunto com a Superintendência Comercial, a Gerência de Comercialização e a Procuradoria Jurídica as bases contratuais para as negociações com os clientes.
- Manter constante contato com as diferentes áreas da Empresa para obtenção de informações necessárias à execução de serviços solicitados pelos clientes.
- Participar da elaboração do planejamento anual das metas da área comercial de atendimento ao cliente.
- Realizar e analisar as pesquisas de satisfação dos clientes, propondo e promovendo melhorias no atendimento.
- Planejar e executar atividades nos bairros, visando a adesão aos serviços de água dos clientes factíveis e potenciais da Cosama.
- Representar a empresa em audiências judiciais, nos tribunais e nas agências reguladoras, visando as negociações e dirimir dúvidas e/ou questionamentos relativos ao atendimento ao cliente.
- Analisar e responder os Registros de Ocorrência encaminhados pelas Ouvidorias (Cosama, Agência Reguladora de Serviços Públicos e Estado do Amazonas).
- Atender as demandas de clientes relativas a processos administrativos.
- Apoiar as atividades de cobrança pré-processual, extrajudicial e judicial.
- Desenvolver estudos de mercado e tendências de comportamento dos clientes em relação aos serviços prestados pela Companhia.
- Identificar os potenciais clientes da Cosama, visando a sua adesão aos serviços prestados pela Companhia.
- Planejar e executar eventos que promovam a melhoria no atendimento aos clientes.
- Assessorar tecnicamente a Superintendência Comercial em assuntos concernentes ao processo de relacionamento com o cliente conforme necessidade e prioridades estabelecidas.
- Subsidiar a elaboração, implantação e acompanhamento de estratégias, atividades, rotinas e procedimentos voltados para a melhoria constante relacionamento com o cliente e melhoria da qualidade da prestação dos serviços.
- Atuar junto às Unidades Organizacionais responsáveis pelos processos de prestação de serviços, no sentido de viabilizar o efetivo atendimento ao cliente.
- Treinar e orientar os atendentes quanto à implementação e/ou alteração nos procedimentos.
- Supervisionar, coordenar, orientar e acompanhar as atividades pertinentes ao atendimento personalizado dos consumidores e do público em geral, que procuram a empresa em busca de informações ou de prestação de serviços
- Coordenar, controlar e orientar a organização e manutenção do arquivo de documentos das atividades próprias de sua área de competência.
- Prestar contas, mensal e anualmente à Superintendência das atividades do órgão através de relatório circunstanciado dos serviços realizados, com avaliação e indicação dos resultados obtidos.
- Coordenar a emissão de relatórios mensais dos indicadores de atendimento ao cliente e outros relatórios gerenciais a serem enviados para as unidades orgânicas da Companhia.
- Apoiar a Gerência de Comercialização nas campanhas de atualização cadastral recadastramento, fiscalização e combate às irregularidades, cobranças e negociação de débitos, dentre outras que visem ao aumento da arrecadação da Empresa.
- Desempenhar outras atribuições, eventuais ou não, que contribuam para a eficiência de suas atividades.
Gerência Contábil - (GECONT)
- Landerley Araujo Nobre
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1961
- contabil@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA CONTÁBIL - GECONT
- Efetuar a contabilidade de custos, visando acompanhar e controlar o comportamento dos custos setoriais.
- Manter-se atualizada sobre a legislação fiscal, comercial, estatutos sociais, lei orgânica da previdência social, leis trabalhistas e manual contábil das Companhias estaduais de saneamento.
- Prestar assistência aos auditores externos e internos, inspetores e fiscais dos diversos órgãos federais, estaduais e municipais, durante o período de exame da documentação contábil da Companhia.
- Orientar os gestores das unidades administrativas, quanto a utilização do
sistema contábil, classificação e lançamento de despesas. - Efetuar a correção monetária e depreciação dos bens patrimoniais, de acordo com a legislação vigente.
- Analisar a documentação necessária à escrituração contábil.
- Promover a análise contábil, através de indicadores econômico financeiros.
- Executar e manter o sistema de arquivamento e guarda de documentos processados contabilmente, conforme tabela de temporalidade.
- Analisar os documentos de compra, baixa ou transferência dos bens patrimoniais e elaborar os comprovantes para seu processamento.
- Efetuar os cálculos das variações monetárias, ocorridas com os bens patrimoniais e obras em andamento e investimentos, bem como elaborar mapas e quadros demonstrativos dessas variações.
- Participar efetivamente da comissão, de incorporação de novos sistemas, para sua inclusão no imobilizado.
- Desempenhar outras atribuições, eventuais ou não, que contribuam para a eficiência de suas atividades.
Gerência de Logística - (GLOG)
- Roberto Carvalho Folhadela
- Cargo: Gerente
- (92) 3085-0711
- suprimentos@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE LOGÍSTICA - GLOG
- Gerenciar as atividades atinentes a área de logístico da Empresa, compreendendo os serviços de estocagem de material e de envio e recebimento de materiais e equipamentos das agências da Cosama.
- Gerenciar as atividades relacionadas à administração da frota de veículos da Empresa, compreendendo os serviços de utilização dos veículos à disposição da unidade, e manutenção preventiva e corretiva.
- Gerenciar as atividades de controle de consumo de combustíveis, lubrificantes, de peças de reposição e alienação desses bens.
- Gerenciar as atividades de almoxarifados, compreendendo o recebimento de materiais e equipamentos, sua armazenagem e distribuição às unidades orgânicas da Empresa, bem assim os serviços correlatos e os controles pertinentes a tais serviços.
- Coordenar, acompanhar e controlar as atividades de operação do subsistema de Gestão de Estoques e Controle de Entrada e Saída de Materiais, para a devida alimentação do arquivo de dados e a geração e relatórios de informação gerencial e inventários.
- Acompanhar os inventários periódicos de materiais nos almoxarifados da Empresa, promovido por comissão especial, designada pelo Diretor – Presidente.
- Gerenciar o processo de catalogação dos materiais, a inclusão de novos materiais e a exclusão de materiais obsoletos ou não recomendados, pelo menos uma vez por ano, de acordo com as diretrizes administrativas oriundas da Direção superior.
- Gerenciar outras atividades de suprimento e logística determinadas pela diretoria da Cosama.
- Manter sob sua custódia e zelar pela conservação das instalações, móveis, utensílios, aparelhos e equipamentos existentes na área sob sua responsabilidade, solicitando e acompanhando os serviços de consertos e manutenção desses bens.
- Adotar, permanentemente, no âmbito da unidade que chefia, o adequado interrelacionamento pessoal, o trabalho em equipe, boas condições de labuta e a elevação do conceito da Companhia a níveis interno e externo.
- Desempenhar outras atribuições, eventuais ou não, que contribuam para a eficiência de suas atividades.
Gerência de Compras - (GECOMP)
- Lucas Alves Pinheiro Rezende
- Cargo: Gerente
- (92) 3085-0757
- compras@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE COMPRAS - GECOMP
- Gerenciar as atividades de compra de materiais equipamentos e contratação de serviços, observados os limites autorizados pela Diretoria.
- Executar, coordenar e acompanhar a execução dos serviços de manutenção do Cadastro de Fornecedores, cuidando de sua atualização permanente em conjunto com a área demandante/ técnica e área contábil.
- Gerenciar as atividades de cadastramento de fornecedores, coleta de preços, elaboração de mapas de preços, ordem de fornecimento, ordem de execução de serviços e diligenciar para entrega dos materiais e/ou dos serviços nos prazos estabelecidos.
- Desempenhar outras atribuições, eventuais ou não, que contribuam para a eficiência de suas atividades.
Gerência de Licitações, Contratos e Convênios - (GLCC)
- Kellen Pereira da Silva
- Cargo: Gerente
- (92) 3085-0757
- licitacao@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS - GLCC
- Coordenação e supervisão de todos os processos relacionados à aquisição de bens e contratação de serviços, garantindo que sejam realizados de acordo com a legislação vigente.
- Planejar, organizar, supervisionar e monitorar os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Permanente de Licitações - CPL e Núcleo de Contratos e Convênios - NCC.
- Intervir, a qualquer tempo, nos trabalhos desenvolvidos pela CPL/NCC, sempre que necessário, em especial para corrigir distorções que atentem contra os princípios norteadores das licitações e dos contratos administrativos.
- Realizar as diligências que entender necessárias em qualquer fase do procedimento de contratação e execução contratual da COSAMA.
- Elaborar e organizar o planejamento da CPL e do NCC, definindo cronogramas e estratégias para a contratação de serviços e aquisição de materiais.
- Prestar suporte técnico às demais áreas da COSAMA em questões relacionadas a licitações e contratos.
- Promover treinamentos e capacitações para a equipe envolvida nos processos de licitação e de contratos, visando a melhoria contínua.
- Desenvolver outras atividades inerentes à sua finalidade, quando determinadas pela chefia imediata.
- Elaborar relatórios sobre as atividades realizadas e manter a documentação organizada e acessível, garantindo a transparência e a prestação de contas.
- Padronizar procedimentos, fixar minutas de editais ou contratos padrões, sempre que julgar necessário.
- Emitir Requisição de Material e/ou pedido de contratação de serviços conforme o caso.
- Prestar informações mensais junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCEAM) acerca dos Procedimentos Licitatórios, contratações diretas, dos contratos e dos aditivos.
- Observar as competências e demais procedimentos constantes no Regulamento Interno de Licitações e Contratos – RILC e legislação aplicável.
- Manter em dia o processamento dos documentos recebidos e expedidos através do programa SIGED.
- Hemmilys Karolinne de Sousa Maia
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1966
- ggimi@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E MEMÓRIA - GGIMI
- Zelar pelo cumprimento das leis e normas que regem a Gestão da Informação e Memória no âmbito da Administração Pública.
- Coordenar a implementação de políticas e diretrizes para a Gestão de Documentos e Gestão da Memória Institucional.
- Planejar, desenvolver e executar projetos e serviços voltados à Gestão da Informação, Gestão de Documentos e da Memória da Companhia. Subsidiar a elaboração de instrumentos técnicos relacionados a Gestão da Informação.
- Documental e Memória.
- Instruir e capacitar os setores internos quanto as boas práticas de gestão e uso da informação.
- Favorecer o uso de novas tecnologias digitais para ampliar a dimensão
informativa dos acervos. - Manter os documentos em ambiente físico, digital e/ou eletrônico seguro e implementar estratégias de preservação desses documentos desde sua produção e durante o período de guarda definitivo, independente do suporte.
- Viabilizar a recuperação de informações que proporcionam resultados mais eficazes, além de garantir a segurança e o acesso controlado aos documentos institucionais, de acordo com a legislação.
- Criar e manter um Arquivo Histórico Institucional para o armazenamento e preservação de documentos de valor histórico, cultural e administrativo.
- Coletar, registrar, catalogar e conservar documentos, fotografias, vídeos, depoimentos e outros registros que reflitam a trajetória e o legado da instituição.
- Estimular o resgate e a valorização da identidade institucional, destacando marcos importantes, personagens históricos e conquistas.
- Promover ações que fortaleçam o senso de pertencimento entre os colaboradores, integrando o passado, o presente e o futuro da instituição.
- Promover ações que valorizem e divulguem a memória institucional, como exposições, programas de história oral com depoimentos de colaboradores, exdirigentes e personalidades, eventos culturais e educativos.
- Estabelecer parcerias com instituições de pesquisa, universidades e órgãos públicos para o desenvolvimento de projetos na área de gestão da informação e memória institucional.
- Atuar em alinhamento com a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), promovendo a transparência e o acesso à informação pública.
- Garantir que o uso de informações e registros respeite os direitos autorais e a legislação vigente.
- Executar outras atividades correlatas à gestão da informação e memória institucional.
- Marcos Augusto da Costa Gomes
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1966
- comunidades@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - GERSAM
- Coordenar, monitorar e avaliar as atividades relacionadas à responsabilidade socioambiental, assegurando sua integração com as diretrizes estratégicas da COSAMA.
- Propor à Diretoria Executiva políticas e programas socioambientais alinhados às necessidades das comunidades atendidas e aos objetivos institucionais da Companhia.
- Dirigir e apoiar as áreas operacionais em práticas ambientais que garantam a sustentabilidade na prestação dos serviços e obras de abastecimento de água.
- Implantar, gerir e controlar programas e projetos socioambientais, com foco em educação ambiental, sustentabilidade e mobilização social.
- Elaborar, executar, supervisionar e monitorar ações de responsabilidade socioambiental que contribuam para o uso consciente da água e para o desenvolvimento sustentável.
- Promover a interação contínua da COSAMA com a população usuária, disseminando boas práticas no uso da água e reforçando o compromisso da Companhia com a sustentabilidade.
- Realizar ações de educação socioambiental, promovendo a internalização de conceitos e práticas sustentáveis nas comunidades atendidas.
- Coordenar e supervisionar políticas de gestão do saneamento nas comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas do Amazonas.
- Realizar gestão e acompanhamento técnico de parcerias com órgãos governamentais, ONGs e outras instituições em programas e ações socioambientais de interesse da Companhia.
- Prestar assistência e assessoramento em articulações entre a COSAMA e demais órgãos do poder público em temas sociais e ambientais.
- Participar dos diagnósticos preliminares para a instalação do Projeto Água Boa, emitindo pareceres sociais sobre os benefícios do sistema simplificado de abastecimento de água.
- Organizar, coordenar e participar de ações de distribuição de copos de água tratada produzidos na Fábrica Envasadora da Companhia.
- Coordenar e participar de ações sociais e governamentais de distribuição de água por meio das máquinas purificadoras da Companhia, assegurando o fornecimento de água potável em situações emergenciais e rotineiras.
- Implementar e fiscalizar campanhas de reciclagem dos copos plásticos produzidos pela Companhia, incentivando a economia circular.
- Desenvolver e implementar programas de reciclagem e uso eficiente de
recursos em todas as operações da Companhia. - Incorporar a consciência socioambiental e regulatória em todas as áreas organizacionais, promovendo práticas de desenvolvimento sustentável.
- Promover iniciativas internas e externas de educação ambiental e conscientização sobre a importância da responsabilidade socioambiental.
- Adotar práticas como a gestão integrada de resíduos e programas de revitalização de recursos hídricos.
- Estabelecer programas de voluntariado corporativo e engajamento comunitário para fortalecimento do vínculo social com as comunidades atendidas.
- Promover campanhas para redução de consumo de água e energia elétrica em áreas urbanas e rurais.
- Desenvolver e apoiar projetos de reuso de água em unidades operacionais.
- Promover capacitações técnicas para profissionais locais em práticas
sustentáveis e de saneamento básico. - Realizar ações itinerantes de saúde e saneamento em comunidades de difícil acesso.
Gerência Administrativa e de Manutenção Predial - (GEAMP)
- Kennison Gonçalves da Silva
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1954
- gead@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA ADMINISTRATIVA E MANUTENÇÃO PREDIAL - GEAMP
- Gerenciar as atividades de apoio administrativo da Companhia, assegurando a eficiência dos serviços gerais, infraestrutura de suporte e gestão patrimonial.
- Supervisionar a execução de serviços gerais, como vigilância, portaria, limpeza, zeladoria e serviços correlatos nos prédios ocupados por unidades da Companhia, assegurando o cumprimento das normas de segurança e conservação.
- Gerenciar as atividades relativas à segurança físico patrimonial dos prédios e bens da Companhia, zelando pela integridade das instalações e apoio à atuação da vigilância.
- Coordenar, em conjunto com o Núcleo de Manutenção Predial, as ações de reparos, reformas, consertos e manutenção preventiva e corretiva de imóveis, instalações e equipamentos prediais.
- Manter sob sua custódia e zelar pela conservação das instalações físicas e dos bens móveis sob sua responsabilidade, acompanhando os serviços de manutenção e solicitando providências quando necessário.
- Acompanhar e controlar contratos de serviços auxiliares relacionados à sua área, como manutenção predial, refrigeração, limpeza, conservação, vigilância e afins, em conjunto com os setores competentes.
- Executar outras atividades administrativas, logísticas e operacionais determinadas pela Diretoria da Companhia, no âmbito de sua competência.
Diretoria de Engenharia e Operações - (DIOP)
- Adriana Simas da Silva
- Cargo: Diretora
- (92) 4009-1976
- diop@cosama.am.gov.br
DIRETORIA DE OPERAÇÕES – DIOP
- Executar as deliberações da Diretoria, na direção e gestão técnica e operacional da Companhia.
- Orientar a Companhia em suas atividades de natureza técnica e operacional.
- Formular e submeter à Diretoria os planos de obras trienais e os programas anuais para sua execução.
- Aprovar os projetos de engenharia que devam ser executados pela Companhia e as condições e especificações para a licitação de materiais, equipamentos, obras e serviços técnicos.
- Superintender todas as obras novas para implantação, ampliação, renovação e modernização dos sistemas de água e esgotos sanitários, a cargo da Companhia.
- Supervisionar todos os serviços relativos às instalações, maquinaria e funcionamento dos serviços de água e de esgotos sanitários, responsabilizando-se pela sua eficiência.
- Prever e levar a efeito, nas épocas próprias, a renovação dos equipamentos e das instalações técnicas, visando prevenir que o desgaste ou obsolescência das partes comprometa a eficiência de operação dos sistemas.
- Elaborar, implantar e fazer executar, com estrita disciplina, rotinas de manutenção dos equipamentos e de conservação das instalações de natureza técnica e operacional.
- Planejar e executar a coordenação e controle das atividades relacionadas a execução e controle dos serviços de água e esgotamento sanitário.
- Organizar e manter atualizado, através das unidades orgânicas envolvidas, o cadastro de rede de água e esgoto em entendimento com a Prefeitura Municipal das localidades onde a Companhia presta serviços e com outras entidades que, nas mesmas localidades, explorem serviços públicos correlatos.
Superintendência de Engenharia - (SUPENG)
- Erik Fabiano Luiz Maciel
- Cargo: Superintendente
- (92) 4009-1960
- supeng@cosama.am.gov.br
SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA - SUPENG
- Coordenar e supervisionar as atividades desenvolvidas pelas Gerências de Projetos e Obras (GEPRO), Saneamento Rural (GERSAR), Operação (GEROP), Manutenção (GEMAN) e Produção e Qualidade (GEPEQ), garantindo alinhamento estratégico e operacional.
- Buscar a modernização e a inovação contínua dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) nos municípios sob responsabilidade da COSAMA, com foco em eficiência, qualidade e sustentabilidade.
- Promover a integração entre as equipes técnicas das gerências subordinadas, otimizando recursos, evitando retrabalho e assegurando a efetividade na gestão de projetos, execução de obras, operação dos sistemas e manutenção das unidades.
- Estabelecer diretrizes e padrões técnicos para a elaboração, execução, operação e manutenção de projetos de engenharia e sistemas de abastecimento de água, assegurando conformidade com normas regulatórias e melhores práticas do setor.
- Gerenciar a concepção, elaboração, revisão e validação de projetos de saneamento, infraestrutura e abastecimento de água, garantindo qualidade técnica, viabilidade econômica e aderência às necessidades regionais.
- Supervisionar a fiscalização das obras e serviços de engenharia, assegurando conformidade com os projetos aprovados, os prazos estabelecidos e os padrões de qualidade exigidos.
- Coordenar a emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) relacionadas a projetos, fiscalizações, execuções de obras, serviços de manutenção e operação técnica, garantindo a regularidade documental e a responsabilidade técnica das intervenções.
- Coordenar iniciativas voltadas à ampliação do acesso à água potável e melhoria do saneamento em comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, promovendo inclusão, saúde e qualidade de vida.
- Fomentar parcerias estratégicas para viabilizar projetos e investimentos em infraestrutura de saneamento, inclusive por meio de convênios, cooperação técnica e captação de recursos externos.
- Incentivar a adoção de novas tecnologias, soluções inovadoras e práticas sustentáveis para otimizar os serviços de engenharia, aumentar a eficiência operacional e reduzir custos.
- Supervisionar e orientar a operação dos sistemas de abastecimento de água nos municípios atendidos, assegurando regularidade no fornecimento, controle de perdas, desempenho operacional e resposta a ocorrências.
- Coordenar a emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) relacionadas a projetos, fiscalizações, execuções de obras, serviços de manutenção e operação técnica, garantindo a regularidade documental e a responsabilidade técnica das intervenções.
- Coordenar iniciativas voltadas à ampliação do acesso à água potável e melhoria do saneamento em comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, promovendo inclusão, saúde e qualidade de vida.
- Fomentar parcerias estratégicas para viabilizar projetos e investimentos em infraestrutura de saneamento, inclusive por meio de convênios, cooperação técnica e captação de recursos externos.
- Incentivar a adoção de novas tecnologias, soluções inovadoras e práticas sustentáveis para otimizar os serviços de engenharia, aumentar a eficiência operacional e reduzir custos.
- Supervisionar e orientar a operação dos sistemas de abastecimento de água nos municípios atendidos, assegurando regularidade no fornecimento, controle de perdas, desempenho operacional e resposta a ocorrências.
- Coordenar as ações de manutenção corretiva e preventiva das instalações, equipamentos e estruturas operacionais, promovendo maior confiabilidade e prolongando a vida útil dos ativos.
- Supervisionar os processos de produção, tratamento e controle da qualidade da água, garantindo conformidade com os parâmetros legais e a segurança do abastecimento à população.
- Acompanhar indicadores técnicos e operacionais das gerências subordinadas, avaliando resultados, propondo melhorias e assegurando o cumprimento das metas institucionais.
Gerência de Saneamento Rural - (GERSAR)
- Camila Fuziel Silva
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1960
- gersar@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE SANEAMENTO RURAL - GERSAR
- Elaborar estudos e diagnósticos técnicos sobre a infraestrutura de saneamento rural existente em regiões atendidas.
- Desenvolver projetos de abastecimento de água e saneamento para comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, garantindo soluções adequadas às realidades locais.
- Elaborar Termo de Referências, Projetos Básicos e Projetos Executivos pertinentes aos projetos desenvolvidos pela gerência para subsidiar processos licitatórios com embasamento técnico adequado.
- Propor soluções inovadoras e sustentáveis para ampliação do acesso à água potável e ao saneamento rural.
- Coordenar a formulação de projetos específicos, como o Projeto Água Boa,
garantindo sua execução conforme normas técnicas e ambientais. - Elaborar orçamentos, cronogramas e relatórios técnicos dos projetos desenvolvidos.
- Emitir Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente à elaboração, fiscalização e execução dos projetos.
- Acompanhar a execução dos projetos de saneamento rural, garantindo o cumprimento dos padrões de qualidade, segurança e prazos estabelecidos.
- Supervisionar e fiscalizar as obras contratadas, assegurando que os serviços estejam alinhados com os projetos e especificações técnicas.
- Realizar visitas técnicas periódicas para avaliar o andamento das obras e sugerir ajustes necessários.
- Promover soluções de saneamento rural que respeitem o meio ambiente e garantam a sustentabilidade dos recursos hídricos.
- Coordenar a obtenção de licenciamentos e outorgas necessárias para execução dos projetos, garantindo a conformidade legal.
- Buscar e implementar soluções tecnológicas inovadoras para a implantação e gestão de sistemas de saneamento rural.
- Garantir o cumprimento das normas regulatórias e ambientais em todos os projetos e obras desenvolvidos.
- Estabelecer procedimentos e diretrizes técnicas para a execução dos serviços da gerência.
- Manter atualizadas as documentações técnicas e legais exigidas para os
projetos sob responsabilidade desta gerência. - Assegurar a transparência e regularidade nos processos administrativos e técnicos da gerência, garantido integridade e conformidade com normativas vigentes.
Gerência de Projetos e Obras - (GEPRO)
- Renan Barbosa Amaral
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1966
- gepro@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE PROJETOS DE PROJETOS E OBRAS - GEPRO
- Concepção e elaboração de Projeto Básico com todas as documentações pertinentes para revitalização de sistemas abastecimento de água.
- Gerenciar projetos.
- Elaborar cronogramas de projetos e ações.
- Elaborar projetos de construções novas de edificações de grande porte.
- Elaborar diagnósticos dos sistemas atuais.
- Realizar o levantamento de informações para elaboração de projetos.
- Elaborar a Matriz de Risco.
- Elaborar orçamentos para novas obras e projetos.
- Elaborar memorial descritivo de edificações, estação de tratamento de água, sistema de captação e ambiental.
- Elaborar especificação técnica de edificações, estação de tratamento de água, sistema de captação e ambiental.
- Elaborar projetos arquitetônicos de edificação, sistema de captação, estação de tratamento de água, estações elevatórias, reservação, rede de distribuição e projetos complementares.
- Emitir Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de projetos, orçamentos, memorial descritivo ambiental, memorial descritivo de captação, ETA, Edificação e complementares.
- Acompanhar e fiscalizar as obras.
- Promover a orientação técnica das obras licitadas por esta Companhia.
- Lançar as documentações técnicas do contrato no sistema E-Obras.
- Realizar visitas técnicas in loco para verificação do andamento, materiais e métodos construtivos utilizados.
- Modificar projetos em decorrência da fiscalização.
- Waldernandes Amâncio Nahim
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1966
- gerop@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES - GEROP
- Coordenar as atividades operacionais de reservação e distribuição de água tratada nas Agências da Cosama.
- Manter o inter-relacionamento harmonioso entre as atividades de serviços de água com as atividades comerciais, visando atingir os resultados na prestação de serviços aos clientes da Cosama e na comercialização.
- Programar, gerenciar e/ou executar extensões de redes de Água, de até 300 metros de comprimento.
- Levantar as necessidades e solicitar estudos para implantação de melhorias operacionais e ampliações de redes de água.
- Efetuar diagnóstico técnico, processar e desenvolver os dados operacionais e elaborar relatórios de análise da situação operacional dos sistemas.
- Realizar estudos de viabilidade técnica para pequenas ampliações de rede nos sistemas e fornecer subsídios para elaboração do atestado de viabilidade técnica para terceiros.
- Gerenciar estudos de geofonia, para pesquisas de vazamentos não visíveis em tubulações.
- Providenciar e manter atualizado o cadastro técnico de redes e arruamentos dos sistemas de abastecimento de água.
- Controlar e manter atualizados, nos softwares adotados pela Gerência, os dados das plantas de cadastro das redes de água, efetuando as correções e/ou inclusões quando da execução de serviços de manutenção e outros.
- Acompanhar, instruir e/ou coordenar a execução das manutenções de redes de adução e de distribuição de água, promovidas pelas Agências.
- Implantar e avaliar normas e procedimentos aplicáveis na manutenção de redes de adução e distribuição.
Gerência de Manutenção - (GEMAN)
- Allyson George Marreiros de Oliveira
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1966
- geman@cosama.am.gov.br
GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO - GEMAN
- Manutenção Predial e Manutenção de Equipamentos.
- Emitir parecer e /ou prestar esclarecimentos em assuntos de sua competência.
- Executar mensalmente, em conjunto com os colaboradores sua subordinação, avaliação de desempenho das atividades desenvolvidas pela Gerência de Manutenção, emitindo relatórios à Diretoria de Operações.
- Manutenção Predial (estrutura física de reparos na alvenaria, pintura, hidráulica, sanitária e elétrica).
- Manutenção conjunto motobomba horizontais.
- Manutenção conjunto motobomba verticais.
- Manutenção em bombas dosadoras.
- Manutenção de reservatórios.
- Manutenção flutuante de captação de água bruta.
- Manutenção quadros elétricos de força de comando
- Manutenção e desinfecção nos poços artesianos.
- Autorizar e acompanhar a execução de serviços de manutenção preventiva e corretiva, atestando no final a aprovação e recebimento dos serviço.
- Autorizar e fiscalizar os contratos de serviços e ou aquisição de insumos de manutenção preventiva e corretiva executadas por empresas terceirizadas contratadas.
- Elaborar e ou aprovar projetos de melhorias voltado a área de manutenção.
- Monitorar a demanda e uso de tarifação de energia elétrica.
- Garantir o funcionamento pleno com segurança, eficiência e redução de custo, dos equipamentos por meio de cadastramento e controle de manutenção preventiva e corretiva.
Gerência de Produção e Qualidade - (GEPEQ)
- Bruno Jose de Souza Pereira
- Cargo: Gerente
- (92) 4009-1960
- laboratorio@cosama.am.gov.br
SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA - SUPENG
- Define os padrões de qualidade a serem adotados nos processos de produção e controle de qualidade do produto final.
- Garante a confiabilidade e a consistência da produção e do controle de qualidade da água com verificação e ou atualização de processos voltados a tratamento de água, inovação tecnológica do setor.
- Revisa, gerencia, acompanha e faz executar as normas sobre processo de tratamento de água e controle de qualidade reguladas pelo Ministério da Saúde e órgãos Federais e Estaduais de fiscalização e controle.
- Gerencia, monitora e geri os dados gerados pelo departamento para divulgação do IQA - Índice de Qualidade da Água.
- Gerencia o controle de documentos de alçada legal junto dos órgãos de vigilância sanitária (FVS, DVISA, ANVISA, SNIS, ANA) e também regula as atividades da Companhia junto aos órgãos de fiscalização (CRQ, DPF, Exercito).
- Revisa e libera os laudos de análises de controle de qualidade da água.
- Acompanhamento dos dados de produção.
- Criação de planilhas de monitoramento de controle produtivo (dados diários de produção) e controle de qualidade.
- Padronização das análises dos laboratórios.
- Criação de pop de análises de laboratório.
- Aumento da gama de análises tanto em parâmetros quanto em função das economias (clientes), que serve de base para cumprimento de legislação do Ministério da Saúde (Plano de amostragem).
- Gestão dos contratos de produtos químicos.
