1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Wilson Lima assina Termo...

Wilson Lima assina Termo de Cooperação Técnica de R$ 1,8 milhão para ampliar rede de distribuição de água em Nhamundá

Objetivo é elevar a qualidade da água e melhorar a saúde da população

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), vai ampliar a rede de distribuição de água no município de Nhamundá, a 383 quilômetros de Manaus. O Termo de Cooperação Técnica de R$ 1.872.219,89 foi assinado nesta quinta-feira (06/05), pelo governador do Amazonas, Wilson Lima; pela prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo; e pelo diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle.

Wilson Lima destacou que o Governo do Amazonas tem atuado nos municípios do interior com o objetivo de melhorar a qualidade da água consumida pela população e, consequentemente, proporcionar mais saúde às famílias.

FOTO Diego Peres-Secom (3)

“É o caso lá de Apuí, de São Gabriel da Cachoeira, de Atalaia do Norte, que tem o terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, e a gente está mudando essa realidade. Um dos grandes problemas lá era o abastecimento de água. A água que as pessoas consumiam se assemelhava a lama. E hoje a gente fica muito feliz de fazer a diferença na vida das pessoas que moram naquele município”, ressaltou o governador.

“Água é qualidade de vida, é saúde. Nova Olinda do Norte, nós também assumimos. E eu assumo o abastecimento de água em qualquer município que tiver problema. Qualquer município que tiver dificuldade no abastecimento de água, eu vou assumir para resolver esse problema”, acrescentou Wilson Lima, após a assinatura do convênio.

Abastecimento – De acordo com a Cosama, Nhamundá possui oito poços de captação, mas apenas sete estão operando para o abastecimento do município. Contudo, a água não recebe tratamento para garantir a qualidade.

São necessários reparos na rede de distribuição e na área elétrica, assim como a substituição de equipamentos operacionais. Também é preciso fazer serviços de manutenção e limpeza nos sete poços, além de instalação de cloradores para tratar a água.

Segundo dados da prefeitura do município, Nhamundá conta com 21.173 habitantes e cerca de 4.678 unidades consumidoras cadastradas. Atualmente a população recebe água bruta nos imóveis.

“A problemática da água do nosso município já se estende por muito tempo, e a assinatura desse termo é muito importante e trará benefícios para Nhamundá. Temos algumas famílias que não recebem água ou recebem de forma racionada. Os benefícios vão desde o fornecimento, a manutenção da água e, principalmente, isso vai refletir na qualidade de saúde e de vida da população do nosso município. Só temos a agradecer ao apoio que temos recebido do Governo do Estado”, destacou a prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo.

 

Outras Notícias

Técnicos da COSAMA realizam avalição prévia dos impactos do fornecimento de água no período de enchente no Careiro da Várzea

9 de março de 2021

Uma equipe de técnicos da Cosama esteve no município de Careiro da...

Leia Mais

Cosama realiza análise no sistema de água de Boa Vista do Ramos

27 de novembro de 2019

Uma equipe de técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) esteve...

Leia Mais

Cosama chega a marca de 3 milhões de copos de água distribuídos no Amazonas

15 de abril de 2025

Envasados em Manaquiri, os copos atendem diversas ações de cunho social e...

Leia Mais

Governador Wilson Lima inaugura agência da Cosama e leva projeto ‘Água Boa’ para Nova Olinda do Norte

14 de junho de 2021

O governador Wilson Lima inaugurou, durante agenda em Nova Olinda do Norte...

Leia Mais
Skip to content