Skip to content
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. FVS-RCP e Cosama firmam...

FVS-RCP e Cosama firmam parceria para aprimorar o controle da qualidade da água no Amazonas

Acordo de Cooperação inclui ampliação dos parâmetros analisados na água e tem início ainda neste período de estiagem dos rios

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) assinaram, nesta quinta-feira (24/08), um Acordo de Cooperação Técnica para aprimorar as ações de vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano no interior do Amazonas. A ação tem início ainda neste período de estiagem dos rios.

O acordo foi assinado pelos gestores das duas instituições: Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, e Armando do Valle, diretor-presidente da Cosama.

Por meio do documento, as duas instituições se comprometem a atuar, juntas, na ampliação das análises da qualidade da água para consumo humano, com acréscimo de nove parâmetros físico-químicos, que serão incorporados às análises já realizadas pelos municípios com Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua) implantado.

FVS-RCP_Tatyana Amorim_diretora-presidente da FVS_Foto Anne Alves_FVS-RCP

Dos 61 municípios do Amazonas, 40 possuem Vigiagua implantado e a FVS-RCP apoia a ampliação da estratégia nos demais municípios. De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a parceria visa o fortalecimento do programa no estado.

“O programa Vigiagua, instituído pelo Ministério da Saúde, atua com a finalidade de proporcionar acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com os padrões de potabilidade, estabelecidos na Portaria nº 888/21, do Ministério da Saúde. Com a parceria, almejamos o fortalecimento do monitoramento da qualidade da água, evitando o risco de adoecimento da população por vetores de veiculação hídrica”, disse Tatyana.

Entre as doenças de veiculação hídrica, que a água imprópria para consumo humano pode gerar, estão as doenças diarreicas agudas, hepatites A e E. Esses problemas de saúde pública têm maior recorrência no atual período das secas dos rios.

Para o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, o panorama de estiagem dos rios pode acarretar, inclusive, no aumento de doenças diarreicas agudas e hepatites. Por isso, é importante fortalecer a necessidade da parceria entre as duas instituições. “Iremos intensificar o controle da qualidade da água no interior e fornecer informações que poderão subsidiar os municípios na realização de ações emergenciais de saúde pública”, disse Armando.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

Outras Notícias

Cosama reforça ações da campanha Vacina Amazonas em Itapiranga  

13 de julho de 2021

Companhia atuou na triagem e organização de população nos postos de vacina...

Leia Mais

Cosama é eleita para representar região Norte

31 de julho de 2019

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento...

Leia Mais

Diretoria da Cosama visita as obras de expansão da rede de água e construção de reservatório em Nova Olinda do Norte

28 de setembro de 2020

O presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas, Armando do Valle, e...

Leia Mais

Cosama realiza análise no sistema de água de Boa Vista do Ramos

27 de novembro de 2019

Uma equipe de técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) esteve...

Leia Mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.