1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Presidente da Cosama e...

Presidente da Cosama e Governador do Amazonas buscam parcerias para ampliar ações na área de recursos hídricos no AM, durante conferência da ONU

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

O presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando do Valle, e o governador do Amazonas (AM), Wilson Lima, integram a delegação brasileira que participa da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Água. As autoridades têm o objetivo de estimular parcerias e investimentos em saneamento básico, infraestrutura e tecnologia que ampliem a preservação dos recursos hídricos no estado.

O evento iniciou na quarta-feira (22) e finaliza nesta sexta-feira (24), em Nova Iorque, com apoio dos governos da Holanda e do Tadjiquistão. Na Conferência da ONU, a delegação brasileira também conta com a participação do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (SEMA), Eduardo Taveira; e do secretário-chefe da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony Filho.

Armando do Valle e Wilson Lima se reuniram com membros de diferentes organizações durante a Conferência. Entre os presentes estavam Carlos Benitez e Paloma Morazo, representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e Veronica Sánchez da Cruz Rios, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Em conjunto, os participantes discutiram estratégias e iniciativas para a promoção do desenvolvimento sustentável e da conservação dos recursos naturais.

O presidente da Cosama  e o governador do Amazonas discutiram com João Paulo Capobianco a regularização fundiária, recursos hídricos e projetos de desenvolvimento sustentável. O secretário-executivo do MMA assegurou a integração das agendas de trabalho do Ministério e da SEMA, para o desenvolvimento de projetos sobre a bioeconomia nas unidades de conservação. O encontro com a diretora-presidente da ANA discorreu sobre o novo pacto nacional do setor, que deverá ter a adesão do Amazonas. De acordo com Verônica Sánchez, é fundamental trabalhar conjuntamente em prol da preservação dos recursos hídricos e, como exemplo, Armando do Valle destacou a importância do programa Água Boa para a realização do atendimento à população ribeirinha com água potável.

Na Conferência da ONU, houve a participação de Wilson Lima em painéis sobre a Agenda 2030; visitas nos espaços da ONU que apresentam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); análises sobre o papel do Brasil na gestão hídrica mundial; o alinhamento de novas parcerias e a definição da visita de uma equipe da agência da ONU a Manaus (AM), para o ano de 2023, ainda sem data definida; a explanação das ações do Governo do Estado Amazonas voltadas à gestão hídrica; e a apresentação do projeto Escola da Floresta, que terá a primeira unidade construída em São Sebastião do Uatumã (AM),  com um modelo sustentável voltado à educação ambiental.

Outras Notícias

Governo do Amazonas fiscaliza obras do complexo de tratamento de água de Boca do Acre

24 de fevereiro de 2023

Por meio da Cosama, munícipio está sendo contemplado com investimentos no sistema...

Leia Mais

Água de qualidade transforma a rotina de moradores da zona rural de Nhamundá

4 de junho de 2025

Sistema de abastecimento do Projeto Água Boa foi entregue pelo governador Wilson Lima, com...

Leia Mais

Servidores destacam a união de esforços para acelerar a vacinação contra Covid-19 no interior do Amazonas

13 de julho de 2021

Mais de mil servidores, do Estado e das prefeituras municipais, estão participando...

Leia Mais

Parintins 2025: ‘Água nas Torcidas’ da Cosama distribui 600 mil copos envasados durante o festival

30 de junho de 2025

Outras 40 mil pessoas passaram no Espaço de Hidratação, no Turistódromo, aponta...

Leia Mais
Skip to content