Skip to content

Governo do Amazonas amplia ações de enfrentamento à Covid-19 no interior do estado

Medidas incluem envio de novos equipamentos e contratação de pessoal

O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou, nesta sexta-feira (22/01), a ampliação do Plano de Enfrentamento à Covid-19 para os municípios do interior do Amazonas. Entre as ações que serão reforçadas está a expansão da estrutura oferecida, estabelecendo níveis de resposta e ações de comando a serem desenvolvidas. As medidas garantem celeridade nas ações municipais e regionais para o aumento da oferta de leitos, equipamentos e insumos, diante do cenário epidemiológico associado à Covid-19.

“Nós temos uma preocupação muito grande com o interior do Amazonas, porque eles estão mais distantes dos grandes centros. Todas as vezes que um paciente é agravado, ele vem para a capital de UTI aérea. Então o nosso objetivo é fazer com que o interior tenha toda a estrutura necessária para fazer o atendimento precoce, fazer o atendimento nas unidades intermediárias e evitar que esse paciente possa ser agravado e tenha que ser transferido para Manaus”, ressaltou Wilson Lima.

Além do governador, prefeitos e representantes de Prefeituras, também participaram da reunião no auditório da sede do Governo, zona oeste de Manaus, o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo; secretário executivo adjunto de Atenção ao Interior da SES-AM, Cássio Espírito Santo; e o secretário de Fazenda, Alex Del Giglio.

Melhorias estruturais – O planejamento para o interior segue a proposta do Plano de Contingência Estadual, estabelecendo o Fluxo de Referência Inter Hospitalar – Sala Vermelha, e a Relação dos Hospitais de Referência para Atendimento à Covid-19 no interior. Os municípios de referência são Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Tabatinga, Tefé e Boca do Acre.

“É um desdobramento do plano com as novas ações, compartilhando com os municípios as responsabilidades e as informações que são necessárias. Para que um plano seja executado a gente precisa da parceria de todos. Os municípios têm a responsabilidade pelo território, então cada um sabe melhor do que necessita e a gente, como Estado, verifica como pode apoiar cada um”, observou Cássio Espírito Santo.

Desde o ano passado, o Governo do Estado ampliou em 576% o quantitativo de Unidades de Cuidados Intermediários no interior. Atualmente são 190 leitos de UCI e 938 leitos clínicos. As unidades de saúde do interior também passaram a contar com 208 ventiladores mecânicos invasivos, o que representa um aumento de 424%, com 34 leitos de suporte ventilatório habilitados.

“Na primeira onda de Covid-19 distribuímos respiradores para todos os municípios, instalamos e treinamos equipes para utilizar esses equipamentos, agora vamos ampliar ainda mais, com outros equipamentos e enviando concentradores, máscaras VNI (Ventilação Não Invasiva), tudo que estiver chegando vamos também entregar para os municípios”, acrescentou o secretário.

O prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, destacou a importância do alinhamento entre Governo e Prefeituras. “A ação conjunta funciona muito bem quando dois poderes estão emanados pelo bem comum que é a saúde da população, certamente o efeito é positivo. Saímos daqui com o sentimento de que teremos o apoio necessário para chegarmos também à zona rural”, afirmou.

Frederico Júnior, prefeito de Novo Airão, ressaltou que o apoio tem salvado vidas no município. “Tenho sido muito bem atendido pelo Governo do Estado. Graças a Deus, em nenhum momento, nessa segunda onda e nem na primeira onda, chegou a faltar oxigênio no município, o que já é um grande avanço, essa parceria é muito importante. Estamos seguindo o Decreto do Estado, com o fechamento dos balneários, das nossas praias, e o fechamento da ponte às 19h também está nos ajudando na contingência de combate à Covid-19”, disse Frederico.


Medidas – Outras ações, que já começaram a ser executadas e seguem sendo reforçadas pelo Estado, incluem a estruturação dos municípios de referência; aquisição e distribuição de equipamentos a todos os municípios; distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos e testes rápidos; ampliação da capacidade de remoções aéreas de urgência; contratação de profissionais; monitoramento diário dos casos de Covid-19 e necessidade de insumos; abertura de leitos de retaguarda na capital para pacientes do interior do Estado; remoção de pacientes do interior para outros Estados.

Também está em processo a contratação de recursos humanos para o aumento da capacidade de atendimento, incluindo enfermeiros intensivistas e fisioterapeutas com experiência em ventilação mecânica.

Outras Notícias

“Amazonas Presente”: Cosama vai lançar programa de modernização

3 de setembro de 2019

O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas...

Leia Mais

Cosama realiza ação de preservação ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho de 2019

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5...

Leia Mais

EXTRATO DE CONCESSÃO DE LICENÇA

10 de março de 2015

EXTRATO DE CONCESSÃO DE LICENÇA A COSAMA – Companhia de Saneamento do...

Leia Mais

Wilson Lima inaugura sistema de abastecimento de água em Atalaia do Norte, que passa a ser atendida pela Cosama

19 de junho de 2020

Governador também entregou kits do ‘Merenda em Casa’ e anunciou mais investimentos...

Leia Mais
Categorias
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.