Skip to content

Governador Wilson Lima recebe ajuda humanitária de 80 concentradores de oxigênio do Unicef e Opas

O governador Wilson Lima acompanhou, na manhã desta quarta-feira (10/02), a chegada de 80 concentradores de oxigênio, oriundos da ajuda humanitária do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para as unidades de saúde da capital e do interior. O governador ressaltou que esse apoio também deve atender a demanda de pessoas com problemas respiratórios, que necessitam do uso do equipamento para tratamento em casa.

“A Unicef e também a Opas têm sido grandes parceiros do estado do Amazonas já de algum tempo, e principalmente nesse momento tão difícil da pandemia. Os equipamentos que estamos recebendo hoje serão importantes para atender aquelas pessoas atingidas pela Covid, tanto na capital quanto no interior, e especialmente aquelas pessoas que fazem o tratamento em casa, para evitar que elas levem aquela estrutura grande de cilindros”, comentou o governador Wilson Lima.

Os concentradores de oxigênio são equipamentos que armazenam e filtram as moléculas de oxigênio em seu interior. Ou seja, todo o processo é realizado no interior da máquina. O ar é retirado do ambiente, purificado, concentrado e enviado ao paciente através de cânulas ou máscaras. Do total de concentradores entregues hoje, o Unicef fez a doação de 50 equipamentos, e a Opas destinou 30 concentradores. As doações são parte da resposta emergencial aos impactos da Covid-19 no estado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O governador Wilson Lima destacou que vem mantendo intenso diálogo com os governos federal e municipal e instituições internacionais para essa união de esforços no combate à pandemia da Covid-19.

“Temos mantido um diálogo muito intenso com instituições como Opas, como Unicef, que são braços da Organização Mundial da Saúde; com o Governo Federal, o governo municipal, as prefeituras e todos os segmentos que, nesse momento, são fundamentais para que nós possamos juntar essas forças e superar esse momento tão difícil de pandemia”.

Ampliação da oferta de oxigênio – O Governo do Amazonas tem adotado medidas para ampliar a aquisição de oxigênio na rede estadual de saúde da capital e interior. Além da oferta de concentradores de oxigênio, o Estado já instalou 22 miniusinas de oxigênio que produzem 10.128 metros cúbicos do produto. A meta é chegar a 69 unidades instaladas. A ação faz parte da estratégia para a ampliação da oferta de oxigenoterapia e de tratamento especializado, em especial para os pacientes acometidos pela Covid-19.

Atualmente, a oferta e o consumo de O2 no estado está equilibrada. O fornecimento diário às unidades de saúde, incluindo as redes pública e privada, é superior a 86 mil metros cúbicos/dia.

Outras Notícias

Cosama realiza diagnóstico situacional do sistema de abastecimento de água do município de Manicoré

10 de abril de 2025

A equipe da Cosama fará um estudo técnico detalhado para projetos de implementação de...

Leia Mais

Cosama amplia rede de distribuição de água em parceria com a Prefeitura de Manaquiri

21 de julho de 2020

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), em parceria com a Prefeitura...

Leia Mais

Governo do Estado inicia obras de melhoria no sistema de abastecimento de água em Boca do Acre

30 de novembro de 2022

O município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) está...

Leia Mais

Cosama esclarece dúvidas da população de Autazes

11 de setembro de 2019

Representantes da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) participaram de reunião ordinária...

Leia Mais
Categorias
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.