1. Início
  2. /
  3. Parintins
  4. /
  5. Festival de Parintins 2025:...

Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas começa processo de envasamento de copos temáticos ‘Água nas Torcidas’

O objetivo é garantir o acesso à água tratada para brincantes e turistas com a distribuição em pontos estratégicos do Festival de Parintins

O 58º Festival de Parintins, que acontece este ano nos dias 27, 28 e 29 de junho, vai contar com a distribuição gratuita de 600 mil copos temáticos dos bois Caprichoso e Garantido na ação “Água nas Torcidas”, uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Para garantir a entrega da produção, o processo de envasamento dos copos começou a ser realizado no dia 23 de maio, no município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus).

“Nosso objetivo é garantir o acesso à água tratada e de qualidade para brincantes e turistas que participam do Festival de Parintins. Este ano, iremos intensificar a distribuição em pontos estratégicos do evento e promover ações em parceria com tricicleiros e catadores”, destacou a diretora-presidente interina da Cosama, Deisiane Erculano.

Em abril deste ano, o Governo do Amazonas e a Cosama assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a realização da ação “Água nas Torcidas”. Para a edição de 2025, a parceria contempla a doação de 600 mil copos, que serão divididos para as agremiações folclóricas e para a população em pontos estratégicos de Parintins.

O “Água nas Torcidas” atende às filas das galeras dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, área externa do Bumbódromo, e em diversos pontos estratégicos da cidade (porto hidroviário, aeroporto, orla, mercado municipal, catedral e feira da Francesa). Cada agremiação folclórica recebe um quantitativo de copos para distribuição nos bastidores, atendendo aos trabalhadores dos galpões e brincantes.

Processo produtivo

O processo de envasamento dos copos que serão distribuídos na Ilha Tupinambarana começa pelo tratamento e qualidade da água dos copos envazados, que passam por um rigoroso processo, que vai desde a captação subterrânea até o envase e armazenamento, garantindo que todas as normas vigentes sejam atendidas.

“Aqui temos três pontos de coleta para análise: a primeira que fazemos da torneira; a segunda que é feita no pós-filtro da água; e a terceira onde analisamos a água que já está no copo”, disse a laboratorista da fábrica estadual, Regiane da Silva.

Fábrica estadual

A fábrica estadual envasadora de água tratada foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, em 2022, e completa três anos de funcionamento no dia 10 de junho. Nesse período, a fábrica já distribuiu mais de dois milhões de copos de água. A fábrica estadual é responsável por beneficiar comunidades rurais e atender ações do Governo do Amazonas em momentos críticos, como a estiagem e enchentes, ações de ajuda humanitária, e eventos socioculturais com a disponibilidade de acesso à água tratada no estado.

FOTOS: Mauro Neto/Secom

Outras Notícias

Cosama realiza diagnóstico do sistema de abastecimento de água em Silves

24 de fevereiro de 2025

Equipe técnica percorreu bairros e avaliou a estrutura hídrica do município Com...

Leia Mais

Cosama de Carauari recebe visita do Exército Brasileiro em ação de cooperação entre instituições

18 de julho de 2019

A agência da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) do município de...

Leia Mais

Com mais de 1,1 mil toneladas de alimentos distribuídos, Wilson Lima destaca parcerias para minimizar impactos da estiagem

31 de outubro de 2023

O governador Wilson Lima destacou a importância de parcerias com governos estaduais...

Leia Mais

Cosama amplia a capacidade de distribuição de água em Atalaia do Norte

6 de agosto de 2020

Uma equipe de engenheiros da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) realizou trabalhos...

Leia Mais
Skip to content