Skip to content

Encontro que discute as operações de Saneamento no Brasil acontece pela primeira vez no Amazonas

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) sedia, pela primeira vez, a partir desta terça-feira (20/08), a reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CDO). O evento, que acontece ao longo de três dias, é realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e tem como objetivo a troca de experiências para melhoria nos serviços de água à população.

O encontro tem a participação de 30 engenheiros e técnicos, de 14 companhias estaduais de Saneamento do Brasil, e terá os trabalhos coordenados por Alexandre Gomes, da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), e Glauco Cayres, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O evento também contou com a presença do secretário de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra), Carlos Henrique Lima.

O presidente da Cosama, Armando do Valle, que recentemente foi escolhido com vice-presidente da região Norte da Aesbe, enfatiza a importância do encontro no estado. “Poder discutir o saneamento no país no Amazonas, com as maiores empresas do Brasil, permite-nos a possibilidade de revelar a nossa realidade e discutir melhorias para a nossa região com experientes profissionais da área”, afirmou.

Representante da Aesbe na CDO, o coordenador Joaquim Souza afirma que um dos objetivos da Associação é dar suporte para as companhias de saneamento que a compõem. “Este encontro com certeza é uma excelente oportunidade para a troca de experiências”, afirmou.

Os profissionais presentes apresentaram a estrutura do setor em suas Companhias, projetos e resultados já aplicados em outras regiões, para ajudar a Câmara a organizar as próximas reuniões, de acordo com a necessidade das empresas.

Durante os dois primeiros dias serão apresentados os balanços, resultados e desafios de cada empresa e assim desenvolvidos projetos voltados a uma melhor gestão. No terceiro e último dia da câmara operacional, os engenheiros poderão conhecer a Estação de Tratamento de Águas (ETA) no município de Autazes, desde a logística, captação, tratamento e distribuição de água.

20-08-19-Reunião CDO_Cosama_FIL (4)

A Cosama estava desligada da Aesbe desde 2001, quando foi privatizada e o serviço de saneamento passou a ser feito pelo setor privado e pelas prefeituras em boa parte do estado. Em março deste ano, a Companhia voltou a ser uma associada da entidade e, desde então, participa ativamente das atividades realizadas.

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama): Ana Paula Sena (99313-9423).

Outras Notícias

Dia Internacional da Mulher: Cosama lança campanha que aborda saúde, equidade de gênero e combate à violência doméstica

7 de março de 2025

A iniciativa aborda questões relacionadas à saúde, respeito e igualdade de gênero...

Leia Mais

Governo do Amazonas fiscaliza obras do complexo de tratamento de água de Boca do Acre

24 de fevereiro de 2023

Por meio da Cosama, munícipio está sendo contemplado com investimentos no sistema...

Leia Mais

Atendimento especial

27 de janeiro de 2021

Leia Mais

Wilson Lima anuncia injeção de R$ 220 milhões na economia com adiantamento do décimo terceiro dos servidores

9 de junho de 2020

O Governo do Amazonas vai injetar R$ 220 milhões na economia do...

Leia Mais
Categorias
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.