1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Audiência Pública da Aleam...

Audiência Pública da Aleam em Parintins discute providências para resolver a situação da qualidade da água do município

Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada nesta sexta-feira (1º/12) para discutir a qualidade da água em Parintins (a 369 km de Manaus), mobilizou moradores e autoridades do município. A audiência foi motivada por estudo que apontou a contaminação de 22 dos 26 poços tubulares que fornecem água para a cidade.

O Governo do Estado foi representado na reunião pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), além da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Esses órgãos foram responsáveis pelo estudo realizado.

 

O diretor-presidente da Cosama, Armando do Vale, disse, na ocasião, que é necessário proceder, de forma emergencial, a limpeza dos poços e a cloração da água. Em nome do governador Wilson Lima, colocou o órgão à disposição para ajudar a resolver o problema. “O Governo do Estado está comprometido e disponível para ajudar”, afirmou.

 

A reunião foi proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos, presidente da Comissão de Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam. Contou, ainda, com a participação do prefeito de Parintins, Bi Garcia, do subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, e da diretora-presidente da FVS, Tatiana Amorim. Também participaram representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), Serviço Geológico do Brasil e Defensoria Pública do Amazonas.

 

O saneamento básico, uma responsabilidade do município, é conduzido, em Parintins, pelo Serviço Autônomo de Água de Esgoto (SAAE). Dentre as propostas apresentadas na audiência, foi detectada a necessidade de fortalecimento do SAAE, a busca de parceiros qualificados para aprimorar o serviço, a construção de Estação de Tratamento de Água (ETA) e de Efluentes (ETE), além da perfuração de novos poços.

 

As propostas pontuadas foram encaminhadas para a Comissão de Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, assim como para a Prefeitura de Parintins. O prefeito Bi Garcia informou que providenciará, junto à Cosama, a cloração da água e se comprometeu a apresentar um Termo de Cooperação Técnica, para que possa ser assinado com o Governo do Estado para os encaminhamentos necessários.

 

O subcoordenador da UGPE destacou que, assim que receberam o resultado da análise da água, comunicaram a Prefeitura do município. “Informamos para fins de conhecimento e recomendamos as medidas emergenciais necessárias para a solução do problema “, ressaltou.

 

Outras Notícias

Cosama amplia rede de distribuição de água em parceria com a Prefeitura de Manaquiri

21 de julho de 2020

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), em parceria com a Prefeitura...

Leia Mais

No dia do Consumidor, Cosama avalia desempenho positivo durante serviços de atendimento no interior do Amazonas

15 de março de 2024

Os dados são resultados da implantação de novas ferramentas que proporcionam facilidades...

Leia Mais

Nota de Pesar – Francisco Antônio Boaes Maciel

12 de janeiro de 2021

Francisco Antônio Boaes Maciel  A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) comunica,...

Leia Mais

Cosama acelera trabalhos em Atalaia do Norte

3 de setembro de 2019

Diretoria e técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) estiveram no...

Leia Mais
Skip to content