Governo do Estado realiza levantamento de dados para melhorias no sistema de abastecimento de água em Itamarati
A ação tem como finalidade ampliar o sistema de abastecimento
O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), realizou um levantamento de dados em dois bairros do município de Itamarati (distante 985 quilômetros de Manaus), que não possuem rede abastecimento da Cosama, para que possam ser contemplados por futuros projetos de expansão da malha de água na cidade.
O trabalho foi realizado na cidade após uma visita técnica feita pelo diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, e o diretor de operações, Denison Gama, no dia 12 de julho.
Técnicos da área comercial da Cosama realizaram o levantamento no bairro São José, com 310 residências e um reservatório elevado de 100 metros cúbicos (m³), atualmente desativado; e no Conjunto Habitacional localizado no bairro Campelão, com 75 residências e um poço artesiano.
Segundo o diretor-presidente da Companhia, Armando do Valle, a Cosama planeja ação para solucionar os problemas de abastecimento nos locais onde não dispõem de abastecimento.
“Por determinação do governador Wilson Lima, estamos seguindo com os planos de ações voltados para o interior do estado, visitando e vendo de perto a dificuldade que essas pessoas vêm enfrentando com a falta de água de qualidade. O nosso papel é atender às demandas, dando respostas com o nosso trabalho, como é o caso de Itamarati”, disse o gestor.
Durante a pesquisa, a moradora do bairro São José, a aposentada, Francisca Gomes, 72, relatou que busca água do rio para consumo humano e para lavar roupas, sendo uma realidade de outros moradores, mas com a chegada da Cosama no bairro acredita em dias melhores.
“Não temos água em casa, assim é tudo mais difícil, a gente pega água da beira da praia para fazer tudo, inclusive para o nosso próprio consumo, é longe, e na idade que tenho não dá para ficar indo na beira do rio carregando água no balde. Agora, com a vinda da Cosama no bairro estamos com a esperança de que vamos ter água em nossas casas, vai ficar tudo mais fácil”, relatou Gomes.