post

Cosama realiza inspeção em Atalaia do Norte

Após denúncias de contaminação da água no município de Atalaia do Norte (distante 1.136 quilômetros de Manaus), por determinação do governador Wilson Lima, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) realizou visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA), flutuante de captação e toda estrutura de distribuição de água da cidade.

Engenheiros, químicos e laboratoristas da Cosama realizaram testes e constataram que, além da falta de materiais para o preparo da água e o laboratório para análises, os equipamentos que realizam todo o processo estão quebrados. A estrutura também está precisando de manutenção e investimentos.

1 (3)      1 (4)

De acordo com o presidente da Cosama, Armando do Vale, os técnicos apresentarão um relatório ao Governo do Estado para que uma possível parceria seja realizada, no intuito de oferecer água de qualidade à população. “Queremos ajudar, mas para isso é preciso que tudo seja feito dentro da legalidade. Já realizamos essa primeira visita e agora vamos apresentar o relatório ao prefeito para que o mais rápido possamos realizar um plano de ação e levar uma solução aos moradores de Atalaia”, afirmou Armando do Vale.

A inspeção foi feita a pedido do prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, em razão de a situação ter piorado com o período de cheia do rio Javari. Retirada diretamente do rio, a água em Atalaia vem sendo repassada com uma cor escura e sem qualquer tipo de filtragem ou trato com substâncias químicas.

Segundo levantamento realizado pelo departamento técnico da Cosama, existem em Atalaia do Norte 1.403 ligações de água ativas e menos de 60 hidrômetros instalados.

 

 

 

Assessoria de Imprensa da Cosama: Ana Paula Sena (92) 99313-9423