Cosama assina Termo de Cooperação Técnica com associações de Reciclagem de Parintins e Manaus
Copos descartados durante o Festival Parintins serão reciclados e vendidos em Manaus para gerar renda para as associações de catadores do município
Para preservar o meio ambiente, o Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), assinou, nesta quinta-feira (1º/06), um Termo de Cooperação Técnica com as associações de reciclagem para que os copos descartados do projeto “Águas das Torcidas”, distribuídos no 56º Festival Folclóricos de Parintins, sejam reciclados.
O termo foi assinado com a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), de Manaus, e Associação de Catadores de Parintins (Ascalpi). Os copos da Cosama serão descartados em Pontos de Entrega Voluntário (PEV) que estarão espalhados em diversos pontos da cidade, inclusive dentro do Bumbódromo.
Após o descarte da população, os catadores que fazem parte da Associação de Parintins venderão os copos para a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental, que vai reutilizar os resíduos para produção e venda de mangueiras e sacolas em Manaus.
De acordo com o diretor-presidente da Cosama, Armando do Vale, a ação faz parte de um planejamento de sustentabilidade da Companhia. “Estamos ajudando a associação tanto em Parintins quanto em Manaus, para que isso possa gerar uma renda, sustentar as famílias e principalmente, levar a bandeira do meio ambiente e da sustentabilidade”, ressaltou o presidente.
A presidente da associação Arpa, Alcineia Cunha, ressaltou que a ação vai incentivar mais de 60 associações.
“Só temos a agradecer pelo incentivo, porque os copos não vão para o lixo e nem igarapés, fazendo bem para o meio ambiente. É um incentivo para a cadeia da reciclagem. Assim, gera renda para dentro da associação, porque os catadores sobrevivem desse material”, concluiu.
Água nas torcidas
Neste ano serão distribuídos 250 mil copos de água durante a semana do 56º Festival Folclórico de Parintins, do dia 26 de junho até 2 de Julho, através da segunda edição do projeto “Água nas torcidas” que tem como objetivo disponibilizar água gratuita e tratada por meio dos copos temáticos dos bois bumbás para a população e turistas.