Cosama finaliza primeira ação de concessão em Atalaia do Norte
O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), finaliza a primeira etapa de ações que fazem parte do processo de transição da Concessão do Sistema de Abastecimento de Água do município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), com um saldo de mais de 2 mil cadastros realizados.
A missão conta com a participação de 11 servidores da Companhia, que realizaram a criação da base cartográfica do município e a análise físico-química e microbiológica da água fornecida atualmente, além de levantamento dos bens patrimoniais existentes e aplicação de pesquisa social.
Para o presidente da Cosama, Armando do Valle, a missão é essencial para que seja montado um quadro das principais necessidades que o sistema de abastecimento local vem enfrentando. “A partir do diagnóstico apresentado pela equipe, serão realizadas todas as mudanças e ajustes necessários, conforme a legislação”, declarou.
A água da cidade, assim como as instalações físicas do sistema, está em condições inadequadas. Segundo a análise da química Josiana Moreira, todos os resultados identificaram que a água fornecida está imprópria para o consumo humano. “Essa situação precisa ser regularizada com urgência, pois a falta de tratamento adequado da água expõe a população a todo tipo de contaminação hídrica”, explicou.
Em entrevista durante pesquisa social, a moradora Daniele Cruz, 33, relatou a esperança de melhorias quando o novo sistema de tratamento e distribuição de água for colocado em prática. “É muito importante que a água receba esse tratamento o mais breve possível, para que todos possam utilizar a água sem medo de estar contaminada. Além disso, ficaremos sem as constantes interrupções no fornecimento de água, que é comum na cidade”, relatou.
De acordo com o cronograma da Cosama, ao término do processo legal de concessão será oficializado o início das obras de melhorias em Atalaia do Norte. A lei que garante poderes ao município para realizar concessões foi aprovada na última quarta-feira (15/05), na Câmara Municipal.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama):
Ana Paula Sena (99313-9423).